Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10573
Tipo do documento: Dissertação
Título: A influência das histórias em quadrinhos no ensino da matemática: um saberfazer que permite a comunhão do paradidático com o didático numa busca insólita pela mudança da relação tecida entre a criança e esta ciência exata
Título(s) alternativo(s): The influence of comic books in mathematics teaching: a to do tomake that allows the communion of paradicdatic with a didatic unusual search by changing teh relationship between the child and this exalt science
Autor: Santos Junior, Ney Trevas 
Primeiro orientador: Goulart, Paulo Sergio Sgarbi
Primeiro membro da banca: Oliveira, Rosana de
Segundo membro da banca: Costa, Claudio Fernandes da
Resumo: Esta dissertação é o resultado do meu verouvirsentir e busca evidenciar que, nas relações desenvolvidas no processo do ensino da matemática, as histórias em quadrinhos podem-se revelar um instrumento eficaz para a aplicação de uma metodologia alternativa dotada de uma potência extraordinária na interlocução entre a criança e o conteúdo matemático. Nesse contexto, um dos maiores argumentos que encontro, ao final desta jornada, é que fica a percepção de que o livro didático adotado (referência para o conteúdo teoricoprático), em quase sua totalidade, não favorece que os alunos estabeleçam uma relação com a matemática pautada na atenção, curiosidade, alegria e outros fatores/elementos que permitam o crescimento cognitivo desses alunos na referida disciplina. A pesquisa é realizadasentida em uma escola particular de ensino fundamental e médio situada em Realengo em três turmas de 6º ano. Esses alunos variam entre 10 e 13 anos de idade e aproximadamente 90% deles são oriundos de famílias de classe média. Para realizarsentir esta pesquisa, percebo que, fundamentalmente, faço uso de duas metodologias que se revelam a priori: pesquisa-ação e o mergulho (ALVES, 2008). Realizo alguns diálogos que se consolidam como aporte teórico e que norteiam toda a minha escrita. Esses diálogos podem ou não aparecer nas citações que faço. Os diálogos invisibilizados pela minha escrita de modo algum foram menos importantes e tampouco são considerados menos relevantes, na verdade, conduzem minha escrita, misturando-se em minhas próprias palavras a ponto de se tornarem indissociáveis. Nesses diálogos, encontro-me com Michel de Certeau, Paulo Sgarbi, Nilda Alves, Humberto Maturana, Inês Barbosa, Von Foerster, Michel Focault, Edgard Morin, Will Eisner, Ginsburg, entre outros. Como resultados, ficou evidenciado que, ao oferecer a possibilidade de reescrita da teoria matemática através das histórias em quadrinhos, os alunos (na sua maioria) desenvolveram uma capacidade maior de concentração, atenção aos detalhes da própria teoria e a diminuição significativa da resistência ao conteúdo matemático. Uma velhanova linguagem? Em um velhonovo meio? Seja qual for a conclusão, a aventura do desafio na busca da construção de uma nova relação entre a criança e a matemática, por si só, permite a exposição de tensões e oportuniza o crescimento de todos. Nessa jornada, de ação em ação, busco fazer algo significativo.
Abstract: This dissertation is the result of my seelistenfeel seach to evidence that the relationships developed in the teaching of mathematics, the comic may prove an alternative methodology endowed with an extraordinary power in the dialogue between the child and mathematical content. In this context, one of the biggest arguments against the end of this journey is that the perception is that the textbook adopted (reference to theoretical and practical content) in almost its entirety, does not help students establish a relationship based in the mathematics attention, curiosity, joy and other factors/elements that allow the cognitive growth of students in that discipline. The search is performed in an experienced private school located in primary and secondary Realengo in three classes of Year 6. These students range between 10 and 13 years old and approximately 90% of these students come from middle class families. To feelperform this research experience, I realize that I basically use two methodologies that show the a priori: action research and diving (ALVES, 2008). I realize some dialogues that are consolidated as a theoretical basis and guiding all my writing. These dialogues may or may not appear in quotes I do. The dialogues obscured by my writing at all were less important, and neither are considered less relevant, in fact, lead my writing, mixing in my own words as to become inseparable. In these dialogues, I am met with Michel de Certeau, Paul Sgarbi, Nilda Alves, Humberto Maturana, Ines Bar-bosa, Von Foerster, Michel Foucault, Edgard Morin, Will Eisner, Ginsburg and others. As a result, it became evident that by offering the possibility of rewriting the mathematical theory through the comics, the students (mostly) developed a greater capacity for concen-tration, attention to detail of the theory itself and a significant decrease in resistance to mathematical content. An oldnew language? In a newold way? Whatever the conclusion, the adventure in search of the challenge of building a new relationship between the child and mathematics, by itself, allows the display of tensions and nurture the growth of all. Along the way, the action in action, I try to do something meaningful.
Palavras-chave: Languages
Cartoons
Linguagens
Histórias em quadrinhos
Matemática (Primeiro Grau) Estudo e ensino
Matemática Histórias em quadrinhos
Histórias em quadrinhos na educação
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: SANTOS JUNIOR, Ney Trevas. A influência das histórias em quadrinhos no ensino da matemática: um saberfazer que permite a comunhão do paradidático com o didático numa busca insólita pela mudança da relação tecida entre a criança e esta ciência exata. 2011. 111 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10573
Data de defesa: 23-Ago-2011
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Pre textuais _Referecias.pdf3,71 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
Anexo parte 1.pdf5,05 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
Anexo parte 2.pdf4,56 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
Anexo parte 3.pdf4,25 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.