Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10575
Tipo do documento: Dissertação
Título: Tecer cotidianos, tecendo rebeldias : narrativas femininas sobre EJA
Título(s) alternativo(s): Everyday weave, weaving rebellion : narratives about female EJA
Autor: Coutinho, Maria Clara da Gama Cabral 
Primeiro orientador: Oliveira, Inês Barbosa de
Primeiro membro da banca: Paiva, Jane
Segundo membro da banca: Pinheiro, Rosa Aparecida
Resumo: Esta dissertação surgiu a partir do desejo de contar a minha experiência como professora de Educação de Jovens e Adultos, como eu a vivi, o que aprendi e o que ainda quero descobrir. É nesta medida que, através deste trabalho, pesquisei e ouvi os relatos dos professores, pensando em suas práticas cotidianas, suas subjetividades e suas relações com os conteúdos escolares e com os saberes dos alunos, buscando identificar práticas emancipatórias em seus processos educativos cotidianos. As vozes dos alunos, tornam-se audíveis também, através das narrativas de suas vivências, que permitem, também, identificar atividades emancipatórias em meio aos seus processos de aprendizagem. Narrativas de alunos e narrativas de professores se entrelaçam criando uma trama da memória cotidiana, sobre a qual Nilda Alves (2008) chama a atenção por ser uma narrativa não linear e sujeita a diversas interrupções e introduções de outras histórias paralelas. Dessa forma, busquei fazer um entrelaçamento entre narrativas de professores e alunos, procurando tecer uma rede a partir da narrativa da vida e da literaturização da ciência.
Abstract: This thesis came from the desire to tell my experience as an Education of Young and Adults teacher, how I lived it, what i learned and what I still want to discover. To that end, I have researched and heard the testimonies od the teachers, thinking about their daily work, their subjectivities and their relationships with school contents and with the knowledge of the students, looking to identify emancipatory practices in their daily educational processes. The students' voices also become audible, through the narrative of their experiences, which allows us to identify emancipatory activities in the midst of their learning processes. The narratives of both students and teachers connect weaving a web of daily memory, highlighted by Nilda Alves (2008) for being a non-linear narrative susceptible to various interruptions and introductions od other parallel stories. This way, I tried to make an intersection between narratives of teachers and students, looking to weave a web based on the narrative of life and the literarization of science.
Palavras-chave: Memories
Everyday school life
Emancipatory practices
Narratives
Education of Young and Adults
Educação de Jovens e Adultos
Memórias
Cotidiano
Práticas emancipatórias
Narrativas
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: COUTINHO, Maria Clara da Gama Cabral. Tecer cotidianos, tecendo rebeldias : narrativas femininas sobre EJA. 2012. 99 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10575
Data de defesa: 17-Abr-2012
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Dissert_Maria Clara da Gama Cabral Coutinho.pdf1,98 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.