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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10575
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Tecer cotidianos, tecendo rebeldias : narrativas femininas sobre EJA |
Título(s) alternativo(s): | Everyday weave, weaving rebellion : narratives about female EJA |
Autor: | Coutinho, Maria Clara da Gama Cabral ![]() |
Primeiro orientador: | Oliveira, Inês Barbosa de |
Primeiro membro da banca: | Paiva, Jane |
Segundo membro da banca: | Pinheiro, Rosa Aparecida |
Resumo: | Esta dissertação surgiu a partir do desejo de contar a minha experiência como professora de Educação de Jovens e Adultos, como eu a vivi, o que aprendi e o que ainda quero descobrir. É nesta medida que, através deste trabalho, pesquisei e ouvi os relatos dos professores, pensando em suas práticas cotidianas, suas subjetividades e suas relações com os conteúdos escolares e com os saberes dos alunos, buscando identificar práticas emancipatórias em seus processos educativos cotidianos. As vozes dos alunos, tornam-se audíveis também, através das narrativas de suas vivências, que permitem, também, identificar atividades emancipatórias em meio aos seus processos de aprendizagem. Narrativas de alunos e narrativas de professores se entrelaçam criando uma trama da memória cotidiana, sobre a qual Nilda Alves (2008) chama a atenção por ser uma narrativa não linear e sujeita a diversas interrupções e introduções de outras histórias paralelas. Dessa forma, busquei fazer um entrelaçamento entre narrativas de professores e alunos, procurando tecer uma rede a partir da narrativa da vida e da literaturização da ciência. |
Abstract: | This thesis came from the desire to tell my experience as an Education of Young and Adults teacher, how I lived it, what i learned and what I still want to discover. To that end, I have researched and heard the testimonies od the teachers, thinking about their daily work, their subjectivities and their relationships with school contents and with the knowledge of the students, looking to identify emancipatory practices in their daily educational processes. The students' voices also become audible, through the narrative of their experiences, which allows us to identify emancipatory activities in the midst of their learning processes. The narratives of both students and teachers connect weaving a web of daily memory, highlighted by Nilda Alves (2008) for being a non-linear narrative susceptible to various interruptions and introductions od other parallel stories. This way, I tried to make an intersection between narratives of teachers and students, looking to weave a web based on the narrative of life and the literarization of science. |
Palavras-chave: | Memories Everyday school life Emancipatory practices Narratives Education of Young and Adults Educação de Jovens e Adultos Memórias Cotidiano Práticas emancipatórias Narrativas |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | COUTINHO, Maria Clara da Gama Cabral. Tecer cotidianos, tecendo rebeldias : narrativas femininas sobre EJA. 2012. 99 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10575 |
Data de defesa: | 17-Abr-2012 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
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