Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10577
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Questão para a pesquisa em educação: um debate teórico - metodológico |
Título(s) alternativo(s): | Question for research in education: a theorical-methodological discussion |
Autor: | Almeida, Natália Regina de |
Primeiro orientador: | Leite, Siomara Borba |
Primeiro membro da banca: | Macedo, Elizabeth Fernandes de |
Segundo membro da banca: | Neves, Rosa Maria Corrêa das |
Resumo: | O tema central desta investigação, desenvolvida através da pesquisa bibliográfica, é a prática da pesquisa em educação. O objetivo principal foi analisar os aspectos teóricos- metodológicos dessa prática. A análise foi feita a partir de uma discussão conceitual sobre os fundamentos teórico-metodológicos da investigação científica em educação. As questões que o trabalho investigativo buscou responder foram as seguintes: como tem sido a prática investigativa na área da educação? Existe, na prática da pesquisa em educação, um debate teórico-metodológico? A discussão de teoria e de metodologia encaminhou para a elaboração de questões no que concerne às fragilidades teórico-metodológicas na pesquisa em educação e sobre as denominadas pesquisas nos/dos/com os cotidianos, uma perspectiva que nega tais fragilidades. Por fim, em face destas questões, foi apresentada outra perspectiva epistemológica para se pensar a prática investigativa em educação, a partir das contribuições de Miriam Limoeiro Cardoso (1976, 1978, 1990). Em linhas gerais, ao longo da dissertação, foram levantadas questões, discussões que, de modo geral, são concernentes ao processo de produção de conhecimento, a partir da investigação na área da educação, no que tange aos aspectos teóricos, metodológicos, epistemológicos. |
Abstract: | The central theme of this research, developed through bibliographic research, is the practice of educational research. The main objective was to analyze the theoretical - methodological aspects of this practice. The analysis was conducted from a conceptual discussion on the theoretical - methodological foundations of scientific research in education. The issues that the investigative work sought to answer were: how has been the research practice in education? There, in the practice of education research, theoretical - methodological discussion? The discussion of theory - methodology referred to the elaboration of issues with respect to the theoretical - methodological weaknesses in educational research and research in / on / with daily, a perspective that denies such weaknesses. Finally, in the face of these issues, was presented another epistemological perspective to think the research practice in education, from the contributions of Miriam Limoeiro Cardoso (1976, 1978, 1990). In general, throughout the dissertation, questions were raised, discussions that, in general, are concerned with the process of knowledge production, from research in the field |
Palavras-chave: | Research in Education Theoretical - methodological discussion Constructed object Debate Teórico-Metodológico Objeto construído Pesquisa em educação Metodologia |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | ALMEIDA, Natália Regina de. Questão para a pesquisa em educação: um debate teórico - metodológico. 2012. 106 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10577 |
Data de defesa: | 23-Ago-2012 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Dissert_Natalia Regina de Almeida.pdf | 817,59 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.