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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10579
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | O currículo na formação de professores em questões de gênero |
Título(s) alternativo(s): | The curricullum in the teacher's formation in questions gender |
Autor: | Castro, Maria Cecilia Sousa de ![]() |
Primeiro orientador: | Leite, Miriam Soares |
Primeiro membro da banca: | Macedo, Elizabeth Fernandes de |
Segundo membro da banca: | Anhorn, Carmen Teresa Gabriel |
Resumo: | Esta dissertação está inserida no campo epistemológico do currículo e tem por objetivo analisar o contexto de produção dos documentos curriculares do Curso de Extensão em Diversidade Sexual e Identidades de Gênero, considerando o currículo como espaço-tempo de fronteira e enunciação que possibilita a criação e recriação dos diferentes sentidos fixados nos seus textos. O trabalho é desenvolvido visando a discussão de três questões-problema: (a) quais sentidos de sexo, gênero, identidade e diferença são propostos nos documentos curriculares em questão? (b) de que modo esses sentidos são afirmados nos documentos que orientam o curso? (c) quais concepções de currículo estão expressas nos documentos e entrevistas em análise? Para isso, apresenta interações teóricas, principalmente, com os estudos de Elizabeth Macedo, Guacira Louro, Judith Butler e Stuart Hall. Além de análise documental, considerando os diferentes documentos curriculares do curso, foram realizadas entrevistas com sujeitos envolvidos na construção desse currículo. Entre outros aspectos, concluiu, contingencialmente, que o documento hibridizou discursos enunciados vinculados à biologilização dos corpos, as reivindicações identitárias dos movimentos sociais e às perspectivas teóricas que discutem o pós-estruturalismo |
Abstract: | This thesis belongs to the curriculum epistemological field and aims at analyzing the context of production of syllabuses for the Extension Course in Sexual Diversity and Gender Identities, considering the curriculum as a space-time that serves as a frontier and enunciates different meanings, which enables the creation and recreation of these meanings ascribed to its preparation and implementation. The present work is developed in order to discuss three issues-problems: (A) which senses of sex, gender, identity and difference are proposed in the syllabuses in question? (B) How these meanings are proposed in the documents that guide the course? (c) What conceptions of curriculum are expressed in the analyzed documents and interviews? In order to discuss these issues, this thesis presents several theoretical interactions, which are mainly based on the studies of Elizabeth Macedo, Guacira Louro, Judith Butler, and Stuart Hall. In addition to document analysis, considering the different syllabuses of the course, interviews were undertaken with individuals involved in the construction of the studied curriculum. The study has circumstantially concluded that the syllabuses hybridizes speeches that are linked to the biologization of bodies, to the identity claims of the social movements, and to the theoretical perspectives that address post-structuralism. |
Palavras-chave: | Curricullum Gender Sexuality dentity Difference Heteronormativity Currículo Gênero Sexualidade Identidade Diferença Heteronormatividade |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10579 |
Data de defesa: | 30-Ago-2012 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
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Arquivo | Tamanho | Formato | |
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