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Tipo do documento: Dissertação
Título: Professoras Negras na UERJ e Cotidianos Curriculares, a partir dos primeiros tempos do acervo fotográfico J. Vitalino
Título(s) alternativo(s): Noir enseignants UERJ et Curriculum Tous les jours, dès les premiers jours de la collection photographique J. Vitalino
Autor: Machado, Isabel Cristina Silva 
Primeiro orientador: Alves, Nilda Guimarães
Primeiro membro da banca: Passos, Mailsa Carla Pinto
Segundo membro da banca: Pereira, José Valter
Resumo: Nesta dissertação pesquiso sobre a presença de professoras negras na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) tendo como metodologia fotografias do acervo oficial desta universidade de 1950 a 1976. Busco através de fotografias (re)contar o caminho percorrido por uma professora negra em uma instituição de ensino superior em uma sociedade marcada pelo racismo e na qual poucas mulheres negras ocupavam/ocupam cargos considerados de poder. Estabeleço os modos como esta apropriou-se do currículo como meio para trazer aqueles(as) que passaram por processos históricos de invisibilização, silenciamentos e discriminações para dentro da Universidade. Além das fotografias, através de narrativas daqueles(as) que conviveram com esta professora, discuto a formação identitária dessa mulher, suas lutas e vivências traçando como estas podem influenciar suas práticas profissionais, tendo como apoios teóricos Michel de Certeau, Nilma Gomes, Boris Kossoy, Marcelo Paixão, Stuart Hall, Moema Teixeira, Iolanda de Oliveira, Boaventura de Sousa Santos, Nilda Alves, Nei Lopes, Jerry Dávila, Antônio Guimarães, entre outros. Com essa dissertação, espero contribuir para visibilizar as mudanças ocorridas quanto ao lugar das mulheres negras no Brasil, em especial na Universidade em questão. Nessas idas e vindas, vou tecendo a história da Prof Maria José Alves de Oliveira, do Instituto de Educação Física, da UERJ, fornecendo pistas que permitam entrelaçar esta história com tantas outras de diferentes mulheres negras, em suas lutas, práticas, processos identitários e superações, buscando desnaturalizar práticas sexistas, racistas e discriminatórias
Abstract: Ce mémoire est une recherche sur la présence d enseignantes noires à l Université de l État de Rio de Janeiro (UERJ) à partir de photographies des archives officielles de cette institution de 1950 à 1976. Au moyen de ces clichés, nous chercherons à montrer le chemin parcouru par une enseignante noire dans une institution d enseignement supérieur d une société marquée par le racisme et dans laquelle peu de femmes noires occupaient/occupent des postes considérés comme des postes de pouvoir. Nous montrerons comment cette femme s est approprié le curriculum en tant que moyen pour faire entrer dans l université celles et ceux ayant subi des processus historiques d invisibilité, de mise sous silence et de discriminations. Outre les photographies, c est également à travers les récits de celles et ceux qui ont partagé la vie de cette enseignante que nous aborderons sa formation identitaire, ses luttes et ses expériences en montrant comment celles-ci ont pu influencer ses pratiques professionnelles. Pour ce travail, nous avons eu recours aux théories de Michel de Certeau, Nilma Gomes, Boris Kossoy, Marcelo Paixão, Stuart Hall, Moema Teixeira, Iolanda de Oliveira, Boaventura de Sousa Santos, Nilda Alves, Nei Lopes, Jerry Dávila, Antônio Guimarães et autres. Avec ce mémoire, nous espérons contribuer à donner une nouvelle visibilité aux changements ayant eu lieu quant à la place des femmes noires au Brésil et plus particulièrement au sein de l université en question. Tout au long de ce cheminement, nous tisserons l histoire de l enseignante Maria José Alves de Oliveira, de l Institut d éducation physique de l UERJ, et fournirons des pistes permettant de relier cette histoire à celles de tant d autres femmes noires, dans leurs luttes, leurs pratiques, leurs processus identitaires et leurs conquêtes, dans le but de mettre fin aux pratiques sexistes, racistes et discriminatoires.
Palavras-chave: Curriculum
Récits et images
Enseignantes universitaires noires
Dépassement du racisme
Quotidien
Réseaux
Narrativas e imagens
Professoras universitárias negras
Superação do racismo
Cotidiano
Redes
Professoras negras Educação (superior)
Professoras universitárias
Universidade Estadual do Rio de Janeiro Corpo docente
Currículos
Discriminação na educação
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: MACHADO, Isabel Cristina Silva. Professoras Negras na UERJ e Cotidianos Curriculares, a partir dos primeiros tempos do acervo fotográfico J. Vitalino. 2011. 141 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10581
Data de defesa: 23-Ago-2011
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

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