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Tipo do documento: Dissertação
Título: O silêncio da ação: Jesuítas no Brasil pós-Reforma Pombalina
Título(s) alternativo(s): The silence of the action: Jesuits in Brazil Post-Reforms Pombaline
Autor: Mendonça, Ligia Bahia de 
Primeiro orientador: Schueler, Alessandra Frota Martinez de
Primeiro membro da banca: Nunes, Zilda Clarice Rosa Martins
Segundo membro da banca: Gondra, José Gonçalves
Resumo: Nesse trabalho analisei a resistência e permanência dos padres da Companhia de Jesus no Brasil e a co mpreensão em torno do debate da atuação desses religiosos, após a Reforma Pombalina ocorrida em 1759; abordando ainda, as outras duas supressões sofridas pela Companhia de Jesus, em 1834 e 1910, respectivamente. Buscando as estratégias e as táticas utilizadas pela Ordem. A Companhia circulou em vários setores da sociedade nos países e m que esteve presente, agindo com intuito de converter e civilizar dentro dos cânones da Ordem. Em seu campo de ação damos destaque ao educativo, especificamente aos seus Colégios. Devido à amplitude do tema, visto que, este acontecimento teve conseqüências em vários países e nos diversos setores da sociedade dos quais os jesuítas faziam parte, me detive mais detalhadamente no estudo dos padres no Rio de Janeiro, que tr ansversalizou dois Colégios: o Santo Inácio e o Anchieta. Adentramos nas táticas e estratégias ut ilizadas pelos jesuítas para circularem entre o sagrado e o profano, de forma dinâmica e recíproca e como forma de agir. Ação que se perceberá na suas inst ituições de ensino, locais de lutas pelos interesses de u m saber-poder, que implica no seu modo de formação dos alunos. O trabalho procurou contribuir para aprofundar nos meandros de uma história pouco conhecida: a permanência dos jesuítas. A partir daí fo i possível perceber a rede de sociabilidade que ut ilizaram em suas ações, a representação que fizeram da Ordem, o sentido e a proposta da sua educação. Para realização da pesquisa, as principais fo ntes foram os Decretos Régios e as correspondências trocadas entre o Rei e os Governadores Gerais das Províncias, documentos localizados no Arquivo Nacional. Também correspondências trocadas entre os superiores e reitores dos Colégios Jesuítas, periódicos, cadernos de exercícios, fo lhetos, fotografias, livros de matrículas e médias anuais, entre outros, encontrados no acervo de memória dos Colégios Santo Inácio e Anchieta. Os documentos dão a ver a tensão existente entre o silêncio quanto à história dos jesuítas após sua expulsão, a permanência e a atuação dos mesmos nos diversos campos, principalmente o educativo.
Abstract: In this study I analyzed the resistance and cont inuance of the Societ y of Jesus priests in Brazil and the understanding of the debate their actions caused after the Pombaline Reforms took place in 1759, also approaching the other moments when this Co mpany was suppressed, in 1834 and 1910. I tried to understand which strategies and tactics were used by this Order. In the countries where the Company acted, this presence was seen in several sectors of the societ y wit h the objective of convert ing and civilizing people within the principles of the Order. Among its field of action we emphasize the educational one and more specific ally the schools the Company was responsible for. Due to the amplitude of the theme, once the presence of this Company was significant and had consequences in several countries and in different parts of the societ y, the focus of this study were the priests in Rio de Janeiro inside two schools: Santo Inácio e Anchieta. We get into the tactics and strategies used by the Jesuits to move between the sacred and the profane in a dynamic and mutual manner and as a way o f acting. Action which will be noticed in their teaching inst itutions, spaces of knowledge-power dispute, implied in the way the students were formed by this group. This work contributed to narrow and to deepen a history that is little known: the permanence of the Jesuits. Through this was possible to notice the sociabilit y nets which they used in their act ions, the representation they built of the Order and their educational proposal. For the making of this research the main source utilized were the King's Decrees and the letters the King and the General Governors of the Provinces exchanged, documents that were found in the Brazilia n National Archives. Also served as source the correspondence sent by the superiors and principals of the Jesuits‟ schools, periodicals, exercise notebooks, pamphlets, photographs, registration books and annual scores, among others, found in the memories archives o f Santo Inácio and Anchieta schools. In one side, the documents show the tensio n existent in the silence regard the Jesuits history after they were expelled, and on the other, their sojourn and action in different fields, specially the educat ional one.
Palavras-chave: Jesuits
Pombaline Reforms
Jesuits
schools
Reforma Pombalina
Colégios Jesuíticos
Jesuítas - Educação - Rio de Janeiro (RJ)
Jesuítas - Escolas religiosas - Rio de Janeiro (RJ)
Jesuítas - História - Rio de Janeiro (RJ)
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::HISTORIA DA EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: MENDONÇA, Ligia Bahia de. O silêncio da ação: Jesuítas no Brasil pós-Reforma Pombalina. 2010. 182 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10582
Data de defesa: 16-Ago-2010
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

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