Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10587
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Encontros de ensino de História como espaçostempo de pesquisa: o professor-pesquisador e o estudante-pesquisador nos cotidianos escolares |
Título(s) alternativo(s): | History teaching as research spaces-time meetings: the teacher-researcher and the student-researcher in school routine |
Autor: | Santos, Joana Ribeiro dos |
Primeiro orientador: | Guedes, Maristela Gomes de Souza |
Primeiro membro da banca: | Alves, Nilda Guimarães |
Segundo membro da banca: | Berino, Aristóteles de Paula |
Resumo: | Este texto é resultado de encontros. Encontros de sala de aula, encontros de História, encontros de debate, encontros de vidas. Estes encontros produziram novos fios que foram tecendo-se juntos e unindo-se a uma rede que associava questões acerca do cotidiano escolar, do ensino de História, da formação do professor, da escola noturna e da pesquisa em sala de aula. Desejava-se compreender se a escola é um espaçotempo de pesquisa e se os estudantes são estudantes-pesquisadores e os docentes, professores-pesquisadores. Ao final da pesquisa realizada em uma escola noturna da rede estadual do Rio de Janeiro, pudemos compartilhar experiências vividas no cotidiano de seus praticantes e discutir se a escola proporciona ações de pesquisa entre os estudantes e se a mesma busca desenvolver atividades que partam dos interesses do grupo discente. A escola é um lugar de pesquisa e nós somos estudantes-pesquisadores e professores-pesquisadores mesmo que, muitas vezes, a escola, da forma como está organizada e sofrendo pressões internas e externas diversas, como, por exemplo, a falha formação de professores e as políticas públicas de ensino, negligencie os interesses dos estudantes e que os mesmos não consigam reconhecer-se enquanto condutores de seu processo de aprendizagem, estudantes e professores pesquisadores. É a experiência da pesquisa, de atividades que estimulem o estudante a fazer escolhas, buscar informações, analisá-las, criticá-las, organizar o seu pensamento, apropriar-se dos conhecimentos reunidos e colocar-se diante da sociedade, modificando-se, que formará os cidadãos críticos que a escola e o ensino de História devem auxiliar a form |
Abstract: | This text is the result of some meetings. Classroom meetings, History meetings, discussion meetings, life meetings. Those meetings produced some new threads, which have woven together and joined a net that associated questions about school routine, History teaching, teacher s training, evening school and research in the classroom. The aim was to understand if school is a research time-space and if pupils are researcher-students and also if teachers are researcher-teachers. By the conclusion of the research, developed in an evening public school in Rio de Janeiro, we could share the daily experiences of its practitioners and discuss if school provides research actions among students, and also if it tries to develop activities from the pupil s interest. The school is a research place and we are researcher-students and researcher-teachers, even though, in many circumstances, school, as it is organized, under various internal and external pressures, such as, for instance, the failure in teacher s training and the teaching public politics, denies pupil s interests. In this kind of organization, students are not able to recognize themselves as conductors of their own learning-teaching process, researcher students and teachers. It is the research experience, from activities which stimulate students to make choices, search for information, analyze and criticize them, organize their thought, appropriate themselves of the gathered acknowledgment and have a position in society, changing themselves, the final result will be the critical citizens, who should be educated under the assistance of school and History teaching. |
Palavras-chave: | School Routine History Teaching Evening School Research Researcher-Students Researcher-Teachers Cotidiano Escolar Ensino de História Escola Noturna Pesquisa Estudante-Pesquisador Professor-Pesquisador |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | SANTOS, Joana Ribeiro dos. Encontros de ensino de História como espaçostempo de pesquisa: o professor-pesquisador e o estudante-pesquisador nos cotidianos escolares. 2012. 131 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10587 |
Data de defesa: | 3-Mai-2012 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Dissert_Joana Ribeiro dos Santos.pdf | 1,14 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.