Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10592
Tipo do documento: Dissertação
Título: Por meio da resistência: processo de profissionalização docente no Manifesto Ao Professorado de Minas (1900)
Por meio da resistência: processo de profissionalização docente no Manifesto Ao Professorado de Minas (1900)
Título(s) alternativo(s): Through the resistence: process of profissionalization of the theacher in the manifesto to the Professorship of Minas
Through the resistence: process of profissionalization of the theacher in the manifesto to the Professorship of Minas
Autor: Silva, Marcelo Gomes da 
Primeiro orientador: Mignot, Ana Chrystina Venancio
Primeiro membro da banca: Xavier, Libânia Nacif
Segundo membro da banca: Rocha, Marlos Bessa Mendes da
Resumo: Examinar o Manifesto Ao Professorado de Minas publicado no Jornal do Commercio em fins de 1900 consiste no horizonte deste trabalho. Este esforço significou pensar a participação dos professores, bem como suas ações, atuações e reações, anteriores e posteriores à produção do Manifesto, como constituintes do processo de profissionalização docente. Endereçado Ao Professorado de Minas , tinha como teor principal o apelo pela união. Traçou-se uma discussão sobre o seu conteúdo, a partir de questões emergentes do texto, como a menção a criação de uma associação docente. Somado a isso, procurou-se entender as condições de trabalho dos professores signatários e dos não partícipes do documento, no sentido de perceber as normatizações a que estavam sujeitos, na tentativa de elucidar o que significava ser professor naquele momento e que poderia ter incentivado a produção do Manifesto. Buscou-se, ainda, construir a trajetória dos quatro signatários a partir das relações que possuíam na cidade de Juiz de Fora, os espaços que frequentavam e os cargos ocupados por eles antes e depois da publicação do Manifesto. Para isso, foi preciso perceber a presença dos quatro professores em um conjunto documental variado e disperso, o que empreendeu um esforço de cruzamento das fontes, e possibilitou esboçar a trajetória desses sujeitos a partir dos lugares ocupados por eles. Por fim, empreendeu-se um movimento de reflexão sobre o público a que o Manifesto se destinava, no caso, os professores. Percebeu-se um universo de atuação desses sujeitos na cidade a partir de queixas e solicitações, assim como, de pessoas que não atuavam na profissão docente, mas que reconheciam a importância dos professores e da instrução pública, a exemplo de moradores. Utilizou-se de fontes como o Jornal do Commercio e o Correio de Minas, importantes periódicos mineiros. A trajetória dos professores foi construída a partir dos requerimentos, correspondências de professores com a Câmara Municipal, relatórios de inspetores escolares e abaixo assinados de moradores. O estudo concluiu que as ações, reações e as diversas formas de agir dos professores, inclusive o Manifesto, se constituíram como um movimento importante do processo de profissionalização da docência e do fazer-se da categoria. Pretende contribuir, deste modo, para o campo da História da Educação, incorporando-se aos estudos que tratam do estatuto da profissão docente.
Abstract: To Explore the Manifesto "To the Professorship of Minas Gerais"published in the Journal of Commerce in 1900 is the horizon of this research. This effort meant to think the participation of teachers and their actions and reactions, before and after the production of the Manifesto as a constituent of the process of professionalization of the teacher. The Manifesto was addressed "To the Professorship of Minas Gerais" and its main characteristic was the calling for union between them. Here, we discuss the Manifesto s content from the issues observed in its elaboration, as the mention of creating an association of teachers. Added to this, we tried to understand the working conditions of teacher s signatories and non-participants of the document, in order to understand the norms that they were subject, in an attempt to clarify what meant to be a teacher at that time. Still, we tried to understand which would be the motivations of producing the Manifesto. In the same vein, we quested constructing the trajectory of the four signatories, from the relationships they had in the city of Juiz de Fora, the circles they attended and positions held by them before and after the publication of the Manifesto. For this, we realized the presence of four teachers in a diverse and dispersed set of documents, which undertook an effort of comparing all that sources, and allowed us to construct a biographical profile of the positions occupied by these subjects. Finally, we undertook a movement of reflection on the public that the Manifesto was intended, in this case, the teachers. We noticed a universe of action of these subjects in the city from claims, demands and requests, as well as people like residents, who did not teach professionally, but recognized the importance of teachers and public education. We used sources that allowed us observing this movement, as the Jornal do Commercio and Correio de Minas, two relevant state s journals. The teachers trajectory was constructed from the requirements, correspondence between teachers and city chamber, school inspectors reports and the undersigned produced by residents. The study concluded that that the actions, reactions and many forms of acting teachers, including the Manifesto, constituted themselves as an important movement in the process of professionalization of teaching and the making of as category. It aims to contribute thereby to the field of History of Education, incorporating the studies dealing with the status of the teaching profession.
Palavras-chave: Teacher Professionalization
Manifesto of the teachers
Juiz de Fora
Profissionalização Docente
Manifesto dos Professores
Juiz de Fora
Sociologia educacional
Professores Atividades política
Professores Formação
Educação História Brasil 1900-
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: SILVA, Marcelo Gomes da. Por meio da resistência: processo de profissionalização docente no Manifesto Ao Professorado de Minas (1900). 2012. 126 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10592
Data de defesa: 30-Ago-2012
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Dissert_Marcelo Gomes da Silva.pdf1,14 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.