Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10598
Tipo do documento: Dissertação
Título: Apenas um CLICK!: revelando atos de leitura e escrita de jovens, adultos e idosos na prática social
Título(s) alternativo(s): Just a CLICK!: revealing the reading and writing acts of young, adult and elderly learners in social practice
Autor: Faria, Rejane Cristina Barreto 
Primeiro orientador: Paiva, Jane
Primeiro membro da banca: Alves, Nilda Guimarães
Segundo membro da banca: Carmo, Gerson Tavares do
Resumo: A pesquisa empreendida teve como objetivo investigar, por meio de imagens fotográficas, atos de leitura e escrita de jovens, adultos e idosos realizados na prática social. Para tanto, tomei como locus o cotidiano onde os sujeitos produzem conhecimento e participam de eventos de leitura e escrita, à medida que constatei na literatura acadêmico científica que poucos são os estudos que contemplam a perspectiva da prática social como ambiente de formação de sujeitos para o universo da cultura escrita. Ressignificando a fotografia para o campo da educação e como instrumento de coleta de dados em minha pesquisa, registrei diferentes formas de circulação de textos em espaços sociais, assim como modos de leitura e escrita de sujeitos jovens, adultos e idosos em eventos cotidianos. No mundo contemporâneo, os sujeitos leem múltiplas linguagens que se estabelecem no mundo, com participação diferenciada na sociedade grafocêntrica. Como práticas sociais formam sujeitos para o universo da cultura escrita, investigo a expressão de atos formadores a partir dos conceitos de disponibilidade, acesso, contexto e participação, de acordo com estudos de Kalman (2009).
Abstract: The aim of this study is to investigate, by means of photographic image, the reading and writing acts performed by young, adult and elderly learners in their social practice. To achieve this, I took as my research locus the subjects´ daily routine, where they produce knowledge and participate in reading and writing events, because I had found that few scientific studies in the academic literature consider the social practice as a suitable environment for training individuals for the world of literate culture. Photography was redefined, for the purpose of this work, as an instrument with which to collect data, and I recorded the different ways in which written material circulates within social spaces as well as the different ways young people, adults and elderly people read and write in their daily routine. In the modern age, individuals are often capable of reading the many languages that have become established in the world, but their participation in the graphocentric society is differenciated. Considering that the social practice mould individuals in the literate culture, I have chosen to investigate the expression of formative acts based on the concepts of availability, access, context and participation, in line with Kalman´s study (2009).
Palavras-chave: Reading and writing acts
Young, adult and elderly learners
Social practice
Daily routine
Photographic image
Atos de leitura e escrita
Jovens, adultos e idosos
Prática Social
Cotidiano
Imagem fotográfica
Leitura
Escrita
Comportamento humano
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: FARIA, Rejane Cristina Barreto. Apenas um CLICK!: revelando atos de leitura e escrita de jovens, adultos e idosos na prática social. 2012. 108 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10598
Data de defesa: 26-Abr-2012
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Dissert_ Rejane Cristina Barreto Faria.pdf3,4 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.