Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10599
Tipo do documento: Dissertação
Título: Ensino integrado : uma analise do curso de graduação em nutricionista da UNI-RIO
Autor: Wandelli, Ana Maria Mendes Monteiro 
Primeiro orientador: Silva, Heloisa Maria Cardoso da
Primeiro membro da banca: Garcia, Enilda da Cruz
Segundo membro da banca: Gallart, Cylene Castellões
Resumo: O presente estudo teve como objetivo analisar o Currfculo do Curso de Graduação em Nutricionista da UNI-RIO a fim de constatar o nível de integração horizontal e vertical na seleção e organização dos conteúdos do ciclo profissional do referido Curso. Pode ser classificado como 'uma avaliação de contexto do tipo de congruência. Para a verificação dos diferentes tipos de integração foi construído uma Matriz Analítica Este instrumento apresenta a identificação dos campos de atuação do Nutricionista, as atribuições do profissionaJ, os temas integrados e as disciplinas do currículo. A base de análise dos dados foram os planos de curso do ano de 1981, além da grade curricular. Procedimentos e critérios foram elaborados abrangendo dois níveis de integração: multidisciplinar e pluridisciplinar, adotando Jantsch como referencial teórico. Conclui-se que em nível de coerência externa o Currículo está enriquecido em relação ao Mínimo e congruente com a Lei nº 5276/67; em nível de coerência interna há integração objetivos/conteúdo; quanto à integração horizontal e vertical / o Curso está integrado apenas no 1º nível; quanto à teoria / prática os campos estão abrangidos, mas os conteúdos defasados do perfil da Matriz. Recomendou-se: a adoção da Matriz Analítica, a revisão de pré e có-requisitos, atividades de estágio mais compatíveis com o perfil profissional proposto e a realização de seminários para aperfeiçoamento do corpo docente na área pedagógica.
Palavras-chave: Nutricionistas
Currículos
Currículos
Nutricionistas
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: WANDELLI, Ana Maria Mendes Monteiro. Ensino integrado : uma analise do curso de graduação em nutricionista da UNI-RIO. 1982. 187 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1982.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10599
Data de defesa: 22-Out-1982
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Ana_Maria_Mendes_Monteiro_Wandelli-ME.pdf3,97 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.