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Tipo do documento: Dissertação
Título: Noções para persuadir e educar: os discursos médico-higiênicos na formação e ofício do professorado primário (1914-1928)
Título(s) alternativo(s): Notions to persuade and educate: the medical speeches in the formation and craft of primary teachers (1914-1928)
Autor: Paiva, Tamires Farias de 
Primeiro orientador: Silva, Marcia Cabral da
Primeiro membro da banca: Gondra, José Gonçalves
Segundo membro da banca: Rocha, Heloísa Helena Pimenta
Resumo: O projeto de higienização, com efeitos sentidos ainda no século XIX, atravessou as primeiras décadas dos novecentos propondo intervenções cada vez mais incisivas na população brasileira, porém pautadas no princípio da educação higiênica. O pressuposto de que era necessário conscientizar e educar higienicamente a população, ao invés de impor apenas a obediência a medidas legislativas, tornou a escola primária um dos principais escopos das iniciativas em proveito da formação de hábitos sadios. Este olhar sobre a escola primária exigiu do professorado o preparo para lidar com tais desafios. Esta dissertação situa- se no âmbito da proposta de refletir acerca da interferência dos discursos e conhecimentos médico-higiênicos na formação e ofício da docência primária. Para tal efeito, tomamos como algumas das principais fontes os compêndios escolares de higiene, endereçados às escolas normais, bem como os programas da disciplina, produzidos para conduzir o ensino na Escola Normal do Distrito Federal. Tendo em vista que este aparato didático-pedagógico, composto pelos compêndios e pela disciplina de Higiene, manteve forte relação com o que se difundiu acerca do professorado primário a respeito de seu papel na campanha higiênica , também fez parte da perspectiva deste estudo o exame dos discursos proferidos nos congressos médicos e educacionais. Tais discursos nos auxiliaram no sentido de perceber a retórica que requisitava o alargamento do papel do professorado primário, no contexto das primeiras décadas do século XX, impulsionando uma suposta adequação do plano de formação docente às emergências da saúde pública. Ademais, as iniciativas voltadas para o aperfeiçoamento dos professores primários, fora das escolas normais, também se expressaram como discursos destas novas atribuições: tratamos dos cursos de aperfeiçoamento em higiene, promovidos por instituições distintas. Tornava-se necessário disciplinar a infância e suscitar nela novos hábitos. Portanto, os professores primários foram convocados a se constituírem braços direitos dos higienistas.
Abstract: The hygienical project, with effects that has felt in nineteenth century, went through the first decades of 1900 s proposing interventions increasingly incisives on Brazilian population, but guided by principle hygienic education. The pretext which it was necessary to raise awareness and educate the population hygienically instead of impose only the obedience to legislative measures , became the primary school one of the principals aims of initiatives in behalf of the formation of healthy habits. This perception about the primary school required the teacher s preparation to deal with these challenges. The purpose of this dissertation is reflecting about the interference of hygienical discourses and knowledge in training and labor of primary teachers. For this purpose, we take as principal sources Hygiene textbooks, for training school, and syllabuses produced to guide the teaching in Escola Normal do Distrito Federal. Considering that this didactic and pedagogical device, composed of textbooks and Hygiene discipline, maintained a strong connection with what was spreaded about the primary teachers concerning his role in hygiene campaign the exams of speeches at medicals and educational conferences also was part of this study. These speeches have assisted us to notice the rhetoric that has requested the expansion of the role of primary teacher, in the context of the first decades of the twentieth century, propelling a hypothetic adequacy of the training plan for teachers for exigencies of public health. Furthermore, the initiatives directed to improvement of primary teachers, outside training school, also expressed themselves as discourses of these new attributions: we speak about courses of improvement in Hygiene, promoted by different institutions. It was necessary to discipline the childhood, raise new habits. Therefore, the primary teachers were summoned to constitute right arm of the hygienists.
Palavras-chave: Hygiene
Training
Labor of teachers
Discurses
Higiene
Formação
Ofício Docente
Discursos
Professores - Formação
Educação História Brasil 1914-1928
Higiene Ensino 1914-1928
Higiene Discursos, alocuções, etc. 1914-1928
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::HISTORIA DA EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: PAIVA, Tamires Farias de. Noções para persuadir e educar: os discursos médico-higiênicos na formação e ofício do professorado primário (1914-1928). 2013. 214 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10604
Data de defesa: 15-Abr-2013
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