Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10605
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Políticas de inclusão e a formação dos professores alfabetizadores da cidade do Rio de Janeiro |
Título(s) alternativo(s): | Politics of inclusion and the preparation of read-and-write teachers in Rio de Janeiro City |
Autor: | Spala, Fátima Terezinha ![]() |
Primeiro orientador: | Senna, Luiz Antônio Gomes |
Primeiro membro da banca: | Mattos, Carmen Lucia Guimarães de |
Segundo membro da banca: | Lélis, Isabel Alice Monteiro |
Resumo: | O trabalho em questão apresenta uma síntese do percurso das ações voltadas para a qualificação e formação do magistério da Rede Pública de Ensino da Cidade do Rio de Janeiro. Analisa o modelo atual de formação de professores da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro para o desenvolvimento de alfabetizadores, trazendo um leque de reflexões acerca do processo de implementação de estratégias de capacitação dos professores da SME-Rio, visando à consolidação de uma política da Educação para a inclusão social. |
Abstract: | The work in question presents a synthesis of the passage of the actions directed toward the qualification and formation of the teaching of the Public Net of Education of the City of Rio de Janeiro. It also analyzes the current model of formation of professors of the City department of Education of Rio de Janeiro for the development of the professors, bringing a fan of reflections concerning the process of implementation of strategies of qualification of the professors of SME-Rio, aiming at to the consolidation of one politics of the Education for the social inclusion. |
Palavras-chave: | Formação de professores alfabetizadores Políticas de inclusão Rio de Janeiro (RJ) Professores alfabetizadores - Formação - Rio de Janeiro (RJ) Inclusão social |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | SPALA, Fátima Terezinha. Políticas de inclusão e a formação dos professores alfabetizadores da cidade do Rio de Janeiro. 2005. 201 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2005. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10605 |
Data de defesa: | 12-Set-2005 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
FATIMA TEREZINHA SPALA.pdf | 893,63 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.