Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10605
Tipo do documento: Dissertação
Título: Políticas de inclusão e a formação dos professores alfabetizadores da cidade do Rio de Janeiro
Título(s) alternativo(s): Politics of inclusion and the preparation of read-and-write teachers in Rio de Janeiro City
Autor: Spala, Fátima Terezinha 
Primeiro orientador: Senna, Luiz Antônio Gomes
Primeiro membro da banca: Mattos, Carmen Lucia Guimarães de
Segundo membro da banca: Lélis, Isabel Alice Monteiro
Resumo: O trabalho em questão apresenta uma síntese do percurso das ações voltadas para a qualificação e formação do magistério da Rede Pública de Ensino da Cidade do Rio de Janeiro. Analisa o modelo atual de formação de professores da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro para o desenvolvimento de alfabetizadores, trazendo um leque de reflexões acerca do processo de implementação de estratégias de capacitação dos professores da SME-Rio, visando à consolidação de uma política da Educação para a inclusão social.
Abstract: The work in question presents a synthesis of the passage of the actions directed toward the qualification and formation of the teaching of the Public Net of Education of the City of Rio de Janeiro. It also analyzes the current model of formation of professors of the City department of Education of Rio de Janeiro for the development of the professors, bringing a fan of reflections concerning the process of implementation of strategies of qualification of the professors of SME-Rio, aiming at to the consolidation of one politics of the Education for the social inclusion.
Palavras-chave: Formação de professores alfabetizadores
Políticas de inclusão
Rio de Janeiro (RJ)
Professores alfabetizadores - Formação - Rio de Janeiro (RJ)
Inclusão social
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: SPALA, Fátima Terezinha. Políticas de inclusão e a formação dos professores alfabetizadores da cidade do Rio de Janeiro. 2005. 201 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2005.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10605
Data de defesa: 12-Set-2005
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
FATIMA TEREZINHA SPALA.pdf893,63 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.