Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10606
Tipo do documento: Dissertação
Título: Caminhando por entre práticas escolares cotidianas: currículo e emancipação nas salas de aulas
Título(s) alternativo(s): Daily school practices: curriculum and emancipation in the classroom
Autor: Macedo, Regina Coeli Moura de 
Primeiro orientador: Oliveira, Inês Barbosa de
Primeiro membro da banca: Sampaio, Carmen Diolinda da Silva Sanches
Segundo membro da banca: Passos, Mailsa Carla Pinto
Resumo: Este trabalho apresenta o percurso de uma pesquisa realizada no/do cotidiano de algumas salas de aula das séries iniciais do ensino fundamental do Colégio Pedro II. Narrando histórias acontecidas nesse espaço-tempo, caminho por entre rotas bastante conhecidas, mas sempre cheias de novidades : as práticas das professoras, alunos e alunas, pais e mães e outros sujeitos do cotidiano escolar. Em meio a essas práticas e àquilo que os sujeitos contam sobre elas, vou tecendo redes de compreensão do que se passa nas salas de aula. Parto da idéia de que a vida da escola está acontecendo no cotidiano, que conhecimentos diversos estão sendo produzidos o tempo inteiro pelos sujeitos, sempre de maneira articulada, em rede, e que, portanto, para conhecê-la precisamos nela mergulhar. Esses modos singulares de fazer acontecer as salas de aula que encontramos no cotidiano são complexos, pois há neles uma multiplicidade e fluidez que torna seu entendimento um desafio. Exige maneiras próprias de pesquisar e de contar que não podem pretender apreender, na sua totalidade, essas realidades cotidianas, pois isso é uma impossibilidade. De modo articulado, tento evidenciar os saberes e fazeres dos sujeitos que participam das redes tecidas nas e com as salas de aula. Com eles e com a ajuda dos estudiosos do cotidiano e outros teóricos, busco elaborar idéias que vão formulando possibilidades de compreensão do que ali se passa. Penso que essa forma de conhecer e de narrar as escolas pode ajudar a criar, cada vez e sempre mais, espaços para a realização do projeto educativo emancipatório que Santos (1996) propõe e que já está a acontecer no cotidiano.
Abstract: This project presents the procedures of a research carried out during the routine of some first and second grade classes at Pedro II Primary school. On telling stories that happened in this period, I go through very well-known routes, and yet these routes are always full of news : the practices of teachers, students, parents and other important subjects of the school s daily lives. Involved in these practices and in what the subjects tell about them, I try to create understanding webs of what goes on in the classroom. I start from the viewpoint that school life happens in its everyday routines, and that diversified knowledge is being produced by the subjects all the time, always in an articulate way, like a network. Therefore, to get to know that network better we have to submerge in it. The singular ways in which classrooms operate can be quite complex, because they carry a multiplicity and a fluidity that make their understanding a big challenge. They require specific ways to research and to report, even though we know that it s impossible to grasp school life in its totality. In an articulate way. I try to highlight the knowledge and the practices of the people who participate in the networks created in and with the classes. With them, and with the help of school life theorists and other scholars, I try to elaborate ideas which formulate possibilities of understanding what goes on in the classroom. I think that way of knowing and narrating schools can help create more and more room for the emancipated educational project proposed by Santos (1996), a project that is already being carried out daily.
Palavras-chave: School life
Emancipatory educational project
Practiced curriculum
Teaching practice
Elementary education
Prática de ensino
Ensino fundamental
Currículo praticado
Projeto educativo emancipatório
Cotidiano escolar
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: MACEDO, Regina Coeli Moura de. Caminhando por entre práticas escolares cotidianas: currículo e emancipação nas salas de aulas. 2005. 196 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2005.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10606
Data de defesa: 28-Out-2005
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Pre-textuais_Cap I.pdf3,68 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
Cap II.pdf7,46 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
Cap III.pdf885,94 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.