Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10610
Tipo do documento: Dissertação
Título: O estado do conhecimento sobre gênero na bibliografia internacional
Título(s) alternativo(s): The State of knowledge on gender in international research
Autor: Conti, Daiane de Macedo Costa 
Primeiro orientador: Mattos, Carmen Lucia Guimarães de
Primeiro membro da banca: Castro, Paula Almeida de
Segundo membro da banca: Melo, Sandra Cordeiro de
Terceiro membro da banca: Puggian, Cleonice
Resumo: Esta dissertação tem como objeto os estudos sobre gênero em pesquisas internacionais. Foram explorados 50 textos selecionados a partir de uma amostra de mil documentos oriundos da biblioteca virtual da Universidade de Sydney na Austrália. O estudo de natureza bibliográfica utilizou mapas conceituais e desenvolveu análises indutivas tendo com objetivo geral estudar como gênero tem sido abordado nas pesquisas internacionais de modo a compreender o desenvolvimento do conceito de gênero, as argumentações relacionadas a este conceito nos estudos investigados. A dissertação teve como objetivos específicos: Descrever os conceitos de gênero e suas interconexões em termos teóricos-epistemológicos de modo a construir uma linha do tempo da última década; Identificar e analisar as principais questões que orientaram as pesquisas em termos das escolhas de metodologias, instrumentos de coleta, formas de análise dos dados e pertinência teórica; Estabelecer a relação entre gênero e educação; analisar e descrever os cinco principais autores recorrentes nos textos, mostrando de que modo descrevem gênero levantando as suas contribuições para os estudos de gênero investigados. Os resultados apontam para: uma super-representação de trabalhos originários dos países ocidentais e uma sub-representação nos países do sul, como assinala Connell (2007); quanto as abordagens metodológicas visualiza-se uma tendência em utilizarem pesquisas quantitativas mais que qualitativas assim como as perspectivas binárias/dualistas em detrimento às perspectivas pós-estruturalista como suporte analítico-interpretativo; dentre as 2.066 citações de teóricos, cinco autores sobressaem nos estudos, são eles: Susan Moller Okin, Raewyn Connell, Madeleine Arnot, Bronwyn Davies e Pierre Bourdieu. Finalmente, este estudo denuncia a necessidade de pesquisas mais comprometida com o enfrentamento da desigualdades de gênero, em especial as minorias silenciadas pelas pesquisas examinadas, onde o mundo foi dividido entre homens e mulheres, na perspectiva de uma ordenação única de gênero, sem levar em conta as diferentes variações, interações e opções de gênero existentes na sociedade contemporânea.
Abstract: This paper has as its object the study of gender in international research. It was explored 50 texts selected from a sample of one thousand documents from the virtual library of the University of Sydney in Australia. The study has a bibliographic nature and uses conceptual maps as research tools and the analyzes developed used inductive method. The main purpose was to study how gender has been addressed in international research in order to understand the development of the concept of gender, the arguments related to this concept in studies investigated. The dissertation has the following especific objectives: Describe the concepts of gender and their theoretical-epistemological interconnections in order to construct a timeline of the last decade; Identify and analyze the main research questions that guided the choices in terms of methodologies, research tools, methods of collecting and analysis of the data and its theoretical relevance; Establish the relationship between gender and education; Analyze and describe the five main authors used as theoretical bases in the researcher studied, showing how gender issues was raised, describe and their contributions to the studies investigated. The results indicate: An over representation of work originating from Western countries and an underrepresentation in the southern countries, as pointed Connell (2007); The methodological approaches visualized a pattern of using more quantitative than qualitative research as well as binary / dualistic perspectives in detriment to poststructuralist approach; The analytical and interpretatived lines of thoughts used assume that among the 2066 citations of theorists, five authors excel in the studies, they are: Susan Moller Okin, Raewyn Connell, Madeleine Arnot, Bronwyn Davies and Pierre Bourdieu. Finally, this study reveals the need for more research committed to tackling gender inequalities, especially, for the silenced minorities leaved out of the research examined. Those studies portraited a world divided between men and women, from the perspective of a single gender order without taking into account the different gender variations, options and interactions existing in the contemporary society.
Palavras-chave: Gender
Education
State of knowledge
International research
Gênero
Educação
Estado do conhecimento
Pesquisa internacional
Inclusão em educação
Discriminação de sexo na educação
Educação especial
Antropologia educacional
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: CONTI, Daiane de Macedo Costa. O estado do conhecimento sobre gênero na bibliografia internacional. 2013. 158 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10610
Data de defesa: 25-Mar-2013
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Dissert_Daiane de Macedo Costa Conti Bdtd.pdf2,3 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.