Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10622
Tipo do documento: Dissertação
Título: Educação e modernidade : o pensamento educacional dos Jesuítas, John Lock e Jean-Jacques Rousseau na era das ciências e da Filosofia Moderna
Autor: Bonato, Sergio Luiz 
Primeiro orientador: Leite, Siomara Borba
Primeiro coorientador: Valle, Lílian de Aragão Bastos do
Primeiro membro da banca: Paiva, Edil Vasconcellos de
Segundo membro da banca: Vasconcellos, Hedy Silva Ramos de
Resumo: Esta pesquisa faz parte do eixo temático Educação e Cidadania, em sua linha de pesquisa Produção Social do Conhecimento, do Mestrado em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. É uma pesquisa bibliográfica. Trata de um estudo sobre a educação na Modernidade. Analisa três correntes do pensamento pedagógico dos séculos XVII e XVIII, que tiveram profunda repercussão em todos os sistemas educacionais do mundo ocidental, capaz de influenciar pedagogos e filósofos da educação na elaboração de propostas para a educação Moderna. Traz uma análise do pensamento educacional dos religiosos católicos jesuítas, de John Locke e de Jean-Jacques Rousseau, apontando visões pedagógicas particulares, muitas vezes antagônicas. Esboça uma síntese dos principais ideais dessas correntes de pensamento, que, com certeza iluminaram a produção do conhecimento educacional da Modernidade e as concepções pedagógicas contemporâneas. Em síntese, busca resgatar os ideais dessas três correntes de pensamento pedagógico e a sua contribuição na elaboração do conhecimento educacional e na formação da cultura do mundo ocidental; entende ser a apropriação desse conhecimento uma das formas de se ajudar a pensar a questão da cidadania.
Abstract: Cette recherche fait partie d aix thématique Education et Cidadanie, dans as ligne de recherche Production Sociel de la Connaissance, du Mestrado dans L éducation de L université de L état du Rio de Janeiro - UERJ. C est une recherche bibliographique. Il traite une étude sur l éducation dans Modernity. Analise trois courant pensée pédagogique du siècle XVII et XVIII, cela système d éducation du monde occidental avoir profond répercussion dans tout, capable pour influencer pedagogos et philosophe éducation dans élaboration proposition pour éducation. Moderne Il apporte une analyse de la pensée éducative des religieux catholiques de Jesuit, du John Locke et du Jean-Jacques Rousseau, dirigeant visões pédagogique particulier, beaucoup de fois antagoniques. Il esquisse une synthèse des principaux idéaux de ces courants de pensée, celle, avec certitude élucidé la production pédagogique de la connaissance éducative de Modernitye de conceptions contemporains. Dans synthèse, searchs pour sauver idéaux ces trois courant pensée pédagogique et son contribution dans élaboration du connaissance éducative et dans formation culture du monde occidentale; comprendre pour appropriation ce connaissance un forme si aider pour penser question de la cidadanie.
Palavras-chave: Éducation
Cidadanie et histoire
Cidadania e História
Jesuítas cientistas
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: BONATO, Sergio Luiz. Educação e modernidade : o pensamento educacional dos Jesuítas, John Lock e Jean-Jacques Rousseau na era das ciências e da Filosofia Moderna. 2008. 123 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10622
Data de defesa: 14-Out-2008
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Sergio_Luiz_Bonato Bdtd.pdf577,66 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.