Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10625
Tipo do documento: Dissertação
Título: O Sistema Nacional de Avaliação Básica: vínculos entre avaliação e currículo
Título(s) alternativo(s): National System of Evaluation of Primary Education (SAEB): the links between curriculum proposal and evaluation
Autor: Barreiros, Débora Raquel Alves 
Primeiro orientador: Macedo, Elizabeth Fernandes de
Primeiro membro da banca: Oliveira, Inês Barbosa de
Segundo membro da banca: Moreira, Antônio Flávio Barbosa
Resumo: O presente trabalho buscou entender o funcionamento do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica e os vínculos com uma proposta de currículo nacional, no caso expresso pela construção de Matrizes Curriculares de Referência. Além da análise dos documentos que subsidiam a política de avaliação, captaram-se, nos depoimentos dos profissionais que vivenciaram o SAEB em diferentes funções, a forma como a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro e as escolas da rede relacionam-se com as propostas centrais. Procurou-se, assim, verificar as inter-relações entre os contextos de influência, produção de texto de política e prática, como proposto por Ball. Nesse processo, percebeu-se as influências e os efeitos da política educacional na reconfiguração do campo da prática.
Abstract: The present study has sought to understand the functioning of the National System of Evaluation of Primary Education (SAEB), and its links to a National Curriculum proposal, as expressed within the process of construction of the Reference Curricular Guidelines. Apart from analysing the documents that give support to the evaluation policies, the study has focused on the discourses of professionals that participated in several functions in the SAEB, pinpointing ways by which the Municipal Secretary of Education of Rio de Janeiro and the schools within its net relate with central government proposals. The study therefore highlights the relationships among contexts of influence that work in the text production of policies and those responsible for their implementation, as suggested by Ball. The data evidence influences and effects of educational policies in the reshaping of educational practices.
Palavras-chave: Education evaluation
Primary education
Education Policy
Avaliação educacional
Ensino de primeiro grau
Política Educacional
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: BARREIROS, Débora Raquel Alves. O Sistema Nacional de Avaliação Básica: vínculos entre avaliação e currículo. 2003. 111 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2003.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10625
Data de defesa: 31-Mar-2003
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Debora Barreiros.pdf476,64 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.