Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10626
Tipo do documento: Dissertação
Título: Críticas da pesquisa educacional brasileira: presença constante do empirismo.
Título(s) alternativo(s): Critical of brazilian educational research: the constant presence of empiricism.
Autor: Verneque, Felipe de Almeida 
Primeiro orientador: Leite, Siomara Borba
Primeiro membro da banca: Senna, Luiz Antônio Gomes
Segundo membro da banca: Neves, Rosa Maria Corrêa das
Resumo: O tema central desta investigação, desenvolvida através de pesquisa bibliográfica, é a prática da pesquisa em educação no Brasil. O objetivo principal foi apresentar as análises sobre os aspectos teóricos-metodológicos dessa prática. A pesquisa foi feita a partir de uma discussão conceitual sobre os fundamentos teórico-metodológicos da investigação científica em educação. As questões abordadas pela dissertação acerca dos pressupostos teórico-metodológicos indicam a presença da empiria como opção epistemológica na prática investigativa em educação. Com ênfase especial às críticas à presença da perspectiva empírica no trabalho de conhecimento da realidade educativa, a dissertação busca identificar as fragilidades teórico-metodológicas na pesquisa em educação. Por fim, em face destas questões, foi apresentada outra perspectiva epistemológica para se pensar a prática investigativa em educação, a partir das contribuições de Miriam Limoeiro Cardoso (1976, 1978, 1990). Em linhas gerais, ao longo da dissertação, foram levantadas questões, discussões que, de modo geral, são concernentes ao processo de produção de conhecimento, a partir da investigação na área da educação, no que tange aos aspectos teóricos, metodológicos, epistemológicos.
Abstract: The central theme of this research, developed through bibliographic research, is the practice of educational research. The main objective was to present the analysis of the theoretical and methodological aspects of this practice. The research was done from a conceptual discussion on the theoretical and methodological foundations of scientific research in education. The questions presents by the dissertation about the theoretical and methodological assumptions indicate the presence of empiricism as an option in epistemological research practice in education. With special emphasis on the presence of critical empirical perspective on working knowledge of educational reality, the dissertation seeks to identify the theoretical and methodological weaknesses in educational research. Finally, in the face of these issues was presented another epistemological perspective to think the research practice in education, from the contributions of Miriam Limoeiro Cardoso (1976, 1978, 1990). In general, throughout the dissertation, questions were raised, discussions that, in general, are concerned with the process of knowledge production, from research in the area of education, in relation to the theoretical, methodological, epistemological.
Palavras-chave: Practice of Educational Research
Conception of Empirical Knowledge
Theoretical Construction of the Object
Prática da Pesquisa em Educação
Concepção Empírica de Conhecimento
Construção Teórica do Objeto
Pesquisa educacional
Teoria do conhecimento
Objeto (Filosofia)
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: VERNEQUE, Felipe de Almeida. Críticas da pesquisa educacional brasileira: presença constante do empirismo.. 2013. 95 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10626
Data de defesa: 30-Ago-2013
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Dissert_Felipe Verneque.pdf559,97 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.