Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10627
Tipo do documento: Dissertação
Título: A cultura da performatividade e suas implicações na prática docente.
Título(s) alternativo(s): The culture of performativity and its implications on teaching practice
Autor: Barcellos, Thais Vianna Maia 
Primeiro orientador: Tura, Maria de Lourdes Rangel
Primeiro membro da banca: Frangella, Rita de Cassia Prazeres
Segundo membro da banca: Martins, Angela Maria Souza
Resumo: Este estudo integra as reflexões desenvolvidas na linha de pesquisa Currículo, sujeitos, conhecimento e cultura , e buscou analisar as implicações que a cultura da performatividade tem na prática docente e as formas como foi se estabelecendo como discurso hegemônico ligado à performatividade da ação docente e ao desempenho dos estudantes no campo educacional, através de uma construção discursiva. Para melhor compreender tais impactos, optei por uma pesquisa de cunho etnográfico, centrada em uma escola da rede pública municipal do Rio de Janeiro que tem obtido um bom índice de desempenho dos alunos nas mais variadas avaliações externas que chegam às escolas. No estudo, fiz uso de entrevistas semi-estruturadas, caderno de campo e observação sistemática. Deste modo, tive a oportunidade de conhecer mais de perto as diferentes dinâmicas que perpassavam aquele espaço educativo e como as orientações da Secretaria de Educação do município do Rio de Janeiro estavam sendo ressignificadas, e recontextualizadas pelos docentes em suas práticas pedagógicas
Abstract: This study integrates the considerations developed in the research line "Curriculum, subjects, knowledge and culture", and investigates the implications that culture of performativity have on teaching practice and the ways it was establishing itself as the hegemonic discourse connected to the performativity of teacher action and the performance of students in the educational field, through a discursive construction. To better understand these impacts, I opted for a research based on ethnographic inspiration, centered on a municipal public school in Rio de Janeiro that has got a good level of performance of students in various external evaluations to reach the schools. In the study, I made use of semi-structured interviews, field notebook and systematic observation. Thus, I had the opportunity to know more about the different aspects that pass that dynamic educational space and the guidelines of the Department of Education of the City of Rio de Janeiro were acquired new meanings, and recontextualized by teachers in their teaching practices.
Palavras-chave: Curriculum Policies
Ethnography
Teaching practice
Políticas curriculares
Etnografia
Prática docente
Currículos
Etnologia
Professores Atitudes
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: BARCELLOS, Thais Vianna Maia. A cultura da performatividade e suas implicações na prática docente.. 2013. 78 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10627
Data de defesa: 27-Set-2013
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Dissert_Thais Barcellos.pdf548,74 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.