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Tipo do documento: Dissertação
Título: Gênero e currículo: um movimento de (des)construção
Título(s) alternativo(s): Gender and curriculum: a movement of (de)construction
Autor: Corrêa, Izabella Marques 
Primeiro orientador: Leite, Miriam Soares
Primeiro membro da banca: Tura, Maria de Lourdes Rangel
Segundo membro da banca: Souza, Maria Inês Galvão Flores Marcondes de
Resumo: Os estudos para a realização da presente dissertação estão contextualizados no campo epistemológico do currículo e pretenderam abordar questões relativas ao gênero, no contexto da prática. Para tanto, foi considerada a perspectiva de Elizabeth Macedo, que entende o currículo como espaço-tempo de fronteira e enunciação de sentidos. A pesquisa buscou destacar que sentidos de sexo, gênero e identidades são atribuídos e se mostram na prática curricular de profissionais que trabalham no segundo segmento do Ensino Fundamental (8º e 9º anos) em uma escola privada de ensino regular localizada no município do Rio de Janeiro, que anuncia um posicionamento não sexista no seu projeto político-pedagógico. A análise se propôs a mostrar caminhos de construção e desconstrução de concepções que tentam fixar identidades de gênero, acreditando na fragilidade dessas fixações, por considerar que as identidades estão em constante processo de fluidez. Para aprofundar a reflexão, além da interlocução com a teórica com o campo do currículo, o trabalho contou com os estudos queer para tratar sobre questões de gênero e processos de identificação, principalmente com Judith Butler e Guacira Lopes Louro. O corpus empírico da pesquisa é constituído por entrevistas semi-estruturadas realizadas com profissionais da escola (professores e gestores). As falas dos entrevistados apontaram para a dificuldade de se trabalhar as questões de gênero, mas, ao mesmo tempo, indicaram movimentos de desnaturalização das identidades de gênero, destacando a heteronormatividade e considerando diferentes maneiras de viver as sexualidades. O estudo pretendeu abrir caminhos para que as diferenças de gênero não sejam limitadas a esquemas binários que pretendem operar a partir de oposições dicotômicas fixas, mas, sim, que se movimentam de acordo com os deslocamentos dos inúmeros processos contingentes de diferenciação, produzindo identificações provisórias.
Abstract: The studies for the realization of this dissertation are contextualized in the epistemological field of curriculum and intend to address gender issues in the context of practice. Therefore, it was considered the prospect of Elizabeth Macedo, who understands the curriculum as a space/time border and enunciation of meanings. The research sought to emphasize that meanings of sex, gender and identities are assigned and are shown in curricular practice of professionals working in the final series of the second upper elementary school (8th and 9th ) in a private school located in the municipality of Rio de Janeiro which announces a gender-neutral position in its political - pedagogical project . The analysis aimed to show ways of construction and deconstruction of concepts that attempt to establish gender identities, believing the fragility of these fixations, considering that the identities are in a constant state of fluidity. For further reflection, beyond the dialogue with the theoretical field of curriculum, the work included the theoretical articulation and dialogue with queer studies to address issues of gender and identification processes, especially with Judith Butler and Guacira Lopes Louro. The methodology used for the elaboration of the work relied on semi - structured interviews with school personnel (teachers, director and coordinator). The statements of interviewees pointed to the difficulty of working on gender issues, but at the same time indicated the signaling cues for denaturalization of gender identities, highlighting heteronormativity and considering different ways of living sexualities. The study intended to pave the way for the understanding that gender differences are not limited to binary schemes wishing that operate with fixed dichotomous oppositions, but that they move according to the movements of the numerous contingent of differentiation processes, producing identities.
Palavras-chave: Curriculum
Difference
Gender
Heteronormativity
Identity
Currículo
Diferença
Gênero
Heternonormatividade
Identidade
Identidade de gênero na educação
Prática de ensino
Computadores e civilização
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: CORRÊA, Izabella Marques. Gênero e currículo: um movimento de (des)construção. 2013. 85 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10628
Data de defesa: 29-Ago-2013
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

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