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Tipo do documento: Dissertação
Título: Diferença em disputa: os embates acerca do kit anti-homofobia (2004-2012).
Título(s) alternativo(s): Differences in fight: the issues around the anti-homophobia kit. (2004-2012).
Autor: Cruz, Thalles do Amaral de Souza 
Primeiro orientador: Macedo, Elizabeth Fernandes de
Primeiro membro da banca: Uziel, Anna Paula
Segundo membro da banca: Almeida Neto, Luiz Mello de
Resumo: Esta dissertação é parte integrante da linha de pesquisa Currículo: sujeitos, conhecimentos e cultura e do grupo de pesquisa Currículo, cultura e diferença coordenado pela Profª Drª Elizabeth Fernandes de Macedo. Neste trabalho analisei os embates através das articulações discursivas em torno do kit anti-homofobia do Projeto Escola Sem Homofobia do Ministério da Educação. O objetivo deste trabalho era responder o que pode ter contribuído para que o discurso contrário à implementação deste projeto tenha saído hegemônico nesta disputa, e se seria este material um desestabilizador na discussão binária que envolve esta temática ou se reforçaria este binarismo. Para isso, utilizei como aporte teórico estudos pós-coloniais, estudos pós-estruturais, teoria do discurso, discussões do campo do currículo e teoria queer. Metodologicamente, acompanhei os argumentos dxs atorxs políticos que posicionaram-se favoráveis à utilização deste kit nas escolas e os argumentos dos que posicionaram-se contrariamente em alguns veículos de imprensa de relevância nacional e nos pronunciamentos nos plenários da Câmara e no Senado no período de novembro de 2010 a outubro de 2012. A análise evidenciou que os embates discursivos provocados por tais ações governamentais podem ser um convite às resignificações da tradição cultural brasileira tão marcada pelo sexismo e a homofobia.
Abstract: This dissertation is an integral part of the research line Currículo: sujeitos, conhecimentos e cultura which is coordinated by Prof. Dr. Elizabeth Fernandes de Macedo. In this work I have analysed the conflicts that took place through discursive articulations on the anti-homophobia kit of the project Escola Sem Homofobia from the Ministry of Education. The aim of this work was to answer about what might have contributed for the discourse against the implementation of such project to have come out of these conflicts as a hegemonic one. Moreover, the work also aims at answering if this material would be a destabilizer in the binary discussion that is involved in this set of themes or if it world reinforce such binary frame. To that end, I used the following as theoretical resources: post-colonial studies, post-structural studies, discourse theory, discussions on the field of curriculum, and queer theory. Methodologically I followed both the arguments of the political actors who positioned themselves favourably to the utilization of this kit in schools and the arguments of those who positioned themselves against it in some nationally relevant media outlets, as well as in the pronouncements issued in the House of Representatives and the Senate plenary sessions, from November 2010 to October 2012. The analysis evidenced that the discursive conflicts provoked by such governmental actions may be an invitation to resignifying Brazilian cultural tradition, which is so marked by sexism and homophobia.
Palavras-chave: Curriculum
Anti-homophobia Kit
Heteronormativity
Discourse
Currículo
Kit anti-homofobia
Heteronormatividade
Discurso
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: CRUZ, Thalles do Amaral de Souza. Diferença em disputa: os embates acerca do kit anti-homofobia (2004-2012).. 2014. 145 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10633
Data de defesa: 29-Ago-2014
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

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