Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10635
Tipo do documento: Dissertação
Título: Processos de criação em Artes Visuais: o tempo tecendo encontros.
Título(s) alternativo(s): Processes of Creation in Visual Arts: time bringing meetings
Autor: Soares, Ivana de Souza 
Primeiro orientador: Pereira, Rita Marisa Ribes
Primeiro membro da banca: Oswald, Maria Luiza Magalhães Bastos
Segundo membro da banca: Loponte, Luciana Grupelli
Resumo: Este trabalho tem por objetivo investigar processos de criação no campo do ensino das artes através de propostas desenvolvidas em oficinas de artes visuais. Os interlocutores desta pesquisa foram seis jovens com diferentes deficiências: Síndrome Down, deficiência física e deficiência intelectual, matriculados na rede pública de ensino. Os processos de criação aqui tratados revelaram que os variados repertórios utilizados por este grupo para criarestão fortemente atrelados à produção veiculada pelas mídias na contemporaneidade. Dentre as produções de maior recorrência verificadas no interior das narrativas dos jovens estão: a produção da TV, do cinema e das histórias em quadrinhos. As investigações sobre os processos de criação deste grupo se deram tanto a partir dos seus processos individuais quanto dos coletivos. O conceito de processos de criação compreendido neste trabalho está vinculado ao pensamento de Mikhail Bakhtin, Lev Vigotski e Rita Ribes Pereira e do artista Marcel Duchamp. As relações estabelecidas para compreender o campo das artes visuais na contemporaneidade estão no pensamento de Arthur Danto eNicolas Bourriaud. Este trabalho dialoga com o campo do ensino da arte através das reflexões realizadas por Ana Mae Barbosa, Jochen Dietrich, Ana Elisabete Lopes, Mirian Celeste Martins e Lucia Pimentel.
Abstract: This work aims to investigate the processes of creation in the field of arts education through proposals developed in visual arts workshops. The interlocutors of this research were six young people with different disabilities:Down Syndrome, physical disabilities and intellectual disabilities, enrolled in public schools. The creation processes treated here have revealed that the varied repertoires used by this group to create, are strongly related to production conveyed by the media nowadays. Among the productions of a higher recurrence verified within the narratives of young people are: TV production, Film and Comic books. Investigations of the processes of creation of this group were felt from their processes of individual and collective processes. The concept of creation processes realized in this work is linked to the thought of Mikhail Bakhtin, Lev Vigotskiand Rita Ribes Pereira and artist Marcel Duchamp. The relationships to understand the visual arts in contemporary thought are in Arthur Danto and Nicolas Bourriaud. This work speaks to the field of art education through the reflections made by Ana Mae Barbosa, Jochen Dietrich, Ana Elisabete Lopes, Mirian Celeste Martins and Lucia Pimentel.
Palavras-chave: Processes of Creation
Visual Arts
Arts Education
Special Education
Processos de Criação
Artes Visuais
Ensino da Arte
Educação Especial
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: SOARES, Ivana de Souza. Processos de criação em Artes Visuais: o tempo tecendo encontros.. 2013. 91 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10635
Data de defesa: 29-Ago-2013
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Dissert _Ivana Soares.pdf3,66 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.