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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10636
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | A escola entre a instituição e a forma:um estudo para pensar uma relação paradoxal |
Título(s) alternativo(s): | L école entre l institutionet laforme: uneétude pour penserunerelationparadoxale. |
Autor: | Martins, Fabiana Fernandes Ribeiro ![]() |
Primeiro orientador: | Kohan, Walter Omar |
Primeiro membro da banca: | Oswald, Maria Luiza Magalhães Bastos |
Segundo membro da banca: | Mendonça, Samuel |
Resumo: | Esta dissertação tem como objetivo analisar os paradigmas da escola institucionalizada em paralelo à perspectiva etimológica da palavra grega skholé ( tempo livre ou forma). Tomamos como base os conceitos de sujeito, pensamento e conhecimento, eminentemente cartesianos, vinculando-os às concepções do ensinar e aprender na instituição escolar. Destacamos que a escola cria um mito pedagógico, segundo o qual o ato de ensinar seria, em poucas palavras, transferir racional e metodologicamente conhecimentos socialmente legitimados, e a aprendizagem, preconizada pelo ensino, seria tão somente um ato de superação de uma inferioridade. Entendemos que esta é uma maneira embrutecedora de conceber a relação escolar, e buscamos, na skholé, possibilidades de se pensar a escola como um espaço de suspensão em relação à sociedade, de profanação dos conhecimentos e de tempo livre em relação ao mundo produtivo. Assim, a problemática do presente estudo se baseia no paradoxo entre a escola como instituição e escola como forma, tendo como eixo norteador a seguinte pergunta: o quanto de skholé a escola pode suportar? |
Abstract: | Cette dissertation a pour but l'analyse des paradigmes de l'école institutionnalisée à partir de la perspective étymologique de la parole grecque skholé («temps libre » ou forme-école). Pour ce faire, en ayant comme référence les concepts de sujet, pensée et connaissance, notamment cartésiens, on les mettre en relation avec les conceptions d enseignement et d apprentissage dans l institution scolaire. Il faut signaler que l école fonde un mythe pédagogique selon lequel l acte d enseigner est, en résumé, celui de transmettre rationnellement et avec méthode les connaissances socialement légitimes, et que l apprentissage, supposée par l enseignement, n est pas plus qu un acte de dépassement d une infériorité. Dans cette dissertation, on comprend que cette manière de concevoir la relation scolaire est abrutissant et on cherche, chez la skholé, des possibilités de percevoir l école comme un espace de suspension en relation à la société, de profanation des contenus et de temps livre en relation au monde productif. De ce fait, on situe notre problématique de recherche au milieu du paradoxe entre l école comme institution et l école comme forme, en proposant une question selon laquelle la dissertation est structurée, a savoir: combien de skholé peut l école tolerer? |
Palavras-chave: | École Institution Temps livre Enseignement Apprentissage Escola Instituição Tempo livre Ensinar Aprender |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | MARTINS, Fabiana Fernandes Ribeiro. A escola entre a instituição e a forma:um estudo para pensar uma relação paradoxal. 2014. 123 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10636 |
Data de defesa: | 25-Mar-2014 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
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