Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10641
Tipo do documento: Dissertação
Título: Religião, ensino religioso e cotidianos da escola: discutindo a laicidade na rede pública estadual do Rio de Janeiro
Título(s) alternativo(s): Religion, religious and everyday school teaching: discussing secularism in the public state of Rio de Janeiro
Autor: Monsores, Luciana Helena 
Primeiro orientador: Caputo, Stela Guedes
Primeiro membro da banca: Souza, Kelly Cristina Russo de
Segundo membro da banca: Berino, Aristóteles de Paula
Resumo: As diferentes religiões circulam no espaço escolar como mais um elemento das diferenças que caracterizam e desafiam a escola. Por esse motivo, devem ser respeitadas. Entretanto, nem sempre a escola se mantém laica e, muitas vezes, as religiões aparecem de forma desigual e segregadora. Enquanto algumas, em especial, as cristãs, são exaltadas, outras são reprimidas ou invisibilizadas, o que demonstra um desrespeito às diferenças religiosas e à laicidade da escola. Nesse sentido, faz-se necessário abordar a questão complexa e conflituosa das diferenças culturais e religiosas no espaço escolar e as suas consequências no processo de ensino-aprendizagem e sensação de pertencimento dos estudantes, em especial dos adeptos das minorias religiosas. Para a investigação e análise da presença da religião no espaço escolar e os impactos causados por ela, a cultura material escolar tem grande relevância. Através dos objetos encontrados na escola, ou até mesmo, através da ausência deles, podemos aferir como a escola trata a diferença e como ela pode se tornar um agente fomentador de intolerância religiosa. Livros didáticos, murais, avaliações, entre outros materiais, são fontes importantes. Além disso, a forma como os educadores tratam a questão também é uma importante fonte para a análise da presença das religiões e seus embates no cotidiano escolar. Dentro dessa discussão, entra a religião legitimada, dentro da escola, através da disciplina de Ensino Religioso, sua contextualização histórica, interesses políticos e religiosos e suas consequências.
Abstract: The different religions circulate within the school as one more element of the differences that characterize and challenge the school. For this reason, must be respected. However, the school does not always remain secular and often religions appear unequal and segregated manner. While some, especially the Christian, are exalted, others are suppressed or made invisible, which demonstrates a disregard for religious differences and secularism school. In this sense, it is necessary to address the complex issue and conflicting cultural and religious differences within the school and its consequences in the process of teaching-learning and sense of belonging for students, especially the supporters of religious minorities. For research and analysis of the presence of religion in the school environment and the impacts caused by it, the school material culture has great relevance. Through objects found in school, or even by their absence, we can assess how the school is the difference and how it can become an enabler of religious intolerance. Textbooks, murals, reviews and other materials, are important sources. Also, how educators address the issue is also an important source for the analysis of the presence of religions and their struggles in everyday school life. Within this discussion, enter a legitimate religion, within the school, through the discipline of Religious Education, its historical context, political and religious interests and their consequences.
Palavras-chave: Religious Intolerance
Religiosity
Secularism
Religious Education
Intolerância Religiosa
Religiosidade
Laicidade
Ensino Religioso
Religião nas escolas públicas Rio de Janeiro (Estado)
Ensino religioso Rio de Janeiro (Estado)
Educação Finalidades e objetivos
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: MONSORES, Luciana Helena. Religião, ensino religioso e cotidianos da escola: discutindo a laicidade na rede pública estadual do Rio de Janeiro. 2014. 158 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10641
Data de defesa: 12-Ago-2014
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
DISSERT_Luciana Helena Monsores.pdf8,05 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.