Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10642
Tipo do documento: Dissertação
Título: Concepções de texto e a correção de produção escrita no ensino fundamental.
Título(s) alternativo(s): Concepts of text and the correction of written production in elementary school.
Autor: Oliveira, Helen Vieira de 
Primeiro orientador: Senna, Luiz Antônio Gomes
Primeiro membro da banca: Lopes, Paula da Silva Vidal Cid
Segundo membro da banca: Castro, Paula Almeida de
Resumo: O objetivo desta dissertação é verificar, de forma teórico-conceitual, como as escolhas do professor sobre o objeto da produção textual estão pautadas em documentos oficiais, tendo como base os estudos linguísticos ou a gramática normativa. Busca-se refletir sobre a abordagem que atualmente é encontrada no ensino da Língua Portuguesa, uma visão preponderantemente voltada para a interação discursiva, tendo como objetivo o estudo da textualidade e dos diferentes gêneros textuais. Como tal abordagem trabalha com o texto de forma reduzida, pois não considera o que é dito, mas atribui maior importância a estrutura do texto, o ensino acaba por não considerar o sujeito do discurso. Para entender a linha teórica escolhida pelos documentos oficiais e que acabam por refletir na prática do professor, realiza-se uma análise dos principais documentos oficiais que servem como base ao processo de ensino-aprendizagem (Parâmetros Curriculares Nacionais, Diretrizes Curriculares e Matrizes de Referência do Sistema de Avaliação da Educação Básica) e uma comparação com dados da histórica do ensino de Língua Portuguesa e da teoria do currículo, buscando relacionar o paradigma de educação Moderno e o Pós-moderno com as práticas em sala de aula.
Abstract: The purpose of this research is to verify, in a theoretical-conceptual way, how the teacher's choices about the student's textual production are guided by official documents, based on the linguistic studies or the normative grammar. This work discusses the approach that is currently found in the teaching of the Portuguese Language, a point of view mainly focused on discursive interaction, which has the purpose the study of textuality and different textual genres. As this approach works with a reduced text, because does not consider what is said, but gives greater importance to the structure of the text, the teaching turns out not to consider the subject of discourse. To understand the theoretical line chosen by official documents that end up reflecting on teacher practice, we make an analysis of the main official documents that serve as the basis of teaching and learning (National Curriculum Parameters, Curriculum Guide and Reference Standard of the Assessment System of Compulsory Education) and a comparison between the data from the history of the teaching of Portuguese Language and the curriculum theory, and relating the Postmodern and Modern education paradigm with pratices in classroom.
Palavras-chave: Textual production
Subject
Teacher
Curriculum
Língua portuguesa (Ensino fundamental) Estudo e ensino
Língua portuguesa Currículos
Língua portuguesa Formação de professores
Produção textual
Sujeito
Professor
Currículo
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: OLIVEIRA, Helen Vieira de. Concepções de texto e a correção de produção escrita no ensino fundamental.. 2014. 110 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10642
Data de defesa: 20-Ago-2014
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Dissertacao_Helen Oliveira.pdf954,58 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.