Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10643
Tipo do documento: Dissertação
Título: De Mercator ao Googlemaps: Mapas colaborativos digitais no ensino e aprendizagem de geografia
Título(s) alternativo(s): From Mercator to Googlemaps: Collaboratives digital maps as used in teaching and learning geography.
Autor: Mattos, Rafael Arosa de 
Primeiro orientador: Oswald, Maria Luiza Magalhães Bastos
Primeiro membro da banca: Leite, Miriam Soares
Segundo membro da banca: Maio, Angélica Carvalho Di
Resumo: Recentemente as tecnologias digitais de informação e comunicação vêm promovendo alterações na forma como os mapas são produzidos, o que pode ser uma fonte de renovação na educação geográfica em tempos de cibercultura. Nos últimos anos, aplicativos e sites voltados para o mapeamento on-line tornaram-se mais uma forma de expressão da cultura digital. Esta dissertação consiste em uma investigação acerca das possíveis mediações das cartografias multimídias e colaborativas, construídas através de interfaces da internet, em processos de ensino e aprendizagem de geografia. Os mapas colaborativos digitais são representações cartográficas produzidas de forma interativa, descentralizada e em rede. Eles permitem a inserção colaborativa de conteúdos hipermidiáticos (textos, fotos, vídeos) georreferenciados e constituem uma forma alternativa e potencialmente subversiva de produção cartográfica. A pesquisa realizada com alunos do nono ano de uma escola da Rede Municipal de Itaboraí se deu a partir do desenvolvimento de um projeto de mapeamento da região onde os alunos vivem. Os resultados revelaram que estas práticas cartográficas podem contribuir para a superação do atual mal-estar na relação entre jovens e a cultura escolar, bem como favorecer a construção de práticas pedagógicas comprometidas com a formação de cidadãos críticos e engajados.
Abstract: Recently digital information and communication technologies have been promoting changes in the way maps are produced, which can be a source of renewal in geographic education in times of cyberculture. In recent years, applications and websites geared toward online mapping became more a form of expression of digital culture. This dissertation consists of an investigation into the possible mediation of multimedia and collaborative cartography, constructed through the internet interfaces in the teaching and learning of geography. The collaborative digital maps are cartographic representations produced interactive, decentralized and networked. They allow the insertion of georeferenced collaborative hypermedia contents (texts, photos, videos) and constitute an alternative and potentially subversive form of cartographic production. The survey - conducted with ninth graders in a school of Itaboraí - took from the development of a mapping project in the area where students live. The results revealed that these cartographic practices can help overcome the current "malaise" in the relationship between youth and school culture, and to promote the construction of pedagogical practices committed to the formation of critical and engaged citizens.
Palavras-chave: Collaborative Digital Maps
Mobile Devices
Youths
Cyberculture
Multimedia Cartography
Mapas Colaborativos Digitais
Dispositivos Móveis
Juventudes
Cibercultura
Cartografia Multimídia
Computadores e civilização
Tecnologia e juventude
Mapas na educação
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: MATTOS, Rafael Arosa de. De Mercator ao Googlemaps: Mapas colaborativos digitais no ensino e aprendizagem de geografia. 2014. 145 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10643
Data de defesa: 27-Ago-2014
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Dissert_Rafael Arosa de Mattos.pdf4,68 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.