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Tipo do documento: Dissertação
Título: De matéria ou de convivência? Narrativas de jovens de favela sobre a escola
Título(s) alternativo(s): Social or Educational? True Stories of Young Students from Favelas
Autor: Pereira, Kelsiane Aparecida de Oliveira de Mattos 
Primeiro orientador: Leite, Miriam Soares
Primeiro membro da banca: Pereira, Rita Marisa Ribes
Segundo membro da banca: Heringer, Rosana Rodrigues
Resumo: A massificação da escolarização no Brasil, após a década de 1990, possibilitou a generalização do acesso das camadas populares à educação em sua forma escolar. Contudo, entre o acesso e a permanência desse alunado, existem questões que se colocam, dificultando, sobretudo, a inserção e/ou conclusão do ensino médio. Nesta pesquisa, discutem-se os sentidos da escola na contemporaneidade, a partir da realização de treze entrevistas com jovens moradores de favela carioca. Em diálogo com teorizações de Jacques Derrida, argumenta-se pela potencialidade da noção de différance para abordar as significações e identificações como relacional e diferencialmente construídas, e também instáveis. Mobiliza-se, ainda, a noção de iterabilidade para problematizar os termos da pesquisa jovens pobres de favela na escola a partir de levantamento de publicações do campo acadêmico, um importante vetor nas significações que se constroem na sociedade. Em interlocução com Leonor Arfuch e Rosa Hessel da Silveira, problematizam-se as narrativas registradas nas entrevistas realizadas com os jovens moradores de favela carioca, discutindo-se sentidos que se atualizam e se deslocam nessa interação, relativamente às questões da pesquisa. Observa-se que os entrevistados relatam a existência de preconceito, na escola e na sociedade, em geral, no que se refere à identificação como morador de favela, mas também que a escola é narrada como um lugar de muito valor e de investimento para estes jovens, tanto com fins de ascensão social, quanto para a o encontro com os pares e o aprendizado da convivência social
Abstract: The widespread of education in Brazil after the 1990s allowed the working class to have an easier access to formal learning. However, there are some issues for those working-class students to face throughout their high school years. This dissertation discusses the role of schools in the contemporary world based on 13 interviews with young favela-dwellers from Rio de Janeiro city. The methodology used for this research includes the concept of différance developed by Jacques Derrida to address the meanings and identifications as relationally, differentially and unstably constructed. The notion of iterability was also used to problematize the research terms young, poor favela-dwellers at school based on academic papers, an important vector in the meanings construction by social context. Based on Leonor Arfuch's and Rosa Hessel da Silveira's studies, the narratives told by those young students are also analyzed according to the ever-changing meanings brought up by this kind of interaction, which also concerns the topics presented in this study. As the interviewees describe the prejudice there is in both their school and social lives for being labeled as favela-dwellers, they also consider the school as an important means of social ascension, social interaction with peers and coexistence in society
Palavras-chave: Youth
School
Narrative
Favela
Difference
Jovem
Escola
Narrativa
Favela
Diferença
Educação Ensino e Estudo
Favelas Rio de Janeiro, RJ
Ensino médio
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: PEREIRA, Kelsiane Aparecida de Oliveira de Mattos. De matéria ou de convivência? Narrativas de jovens de favela sobre a escola. 2014. 113 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10647
Data de defesa: 29-Ago-2014
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

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