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Tipo do documento: Dissertação
Título: Perfis femininos em livros infantis de Monteiro Lobato (1920-1940)
Título(s) alternativo(s): Female profiles in children s books by Monteiro Lobato (1920-1940)
Autor: Veloso, Ana Carolina Siqueira 
Primeiro orientador: Silva, Marcia Cabral da
Primeiro membro da banca: Magaldi, Ana Maria Bandeira de Mello
Segundo membro da banca: Sales, Germana Maria Araújo
Terceiro membro da banca: Mignot, Ana Chrystina Venancio
Resumo: O presente estudo apresenta dados de uma pesquisa de caráter histórico, que visa contribuir para as análises de representações acerca dos perfis femininos nos anos de 1920 a 1940, a partir do diálogo com personagens criadas pelo escritor Monteiro Lobato em alguns de seus livros infantis do mesmo período. Os livros analisados são Serões de Dona Benta (1937), Histórias de tia Nastácia (1937), Reinações de Narizinho (1931), Memórias de Emília (1936) títulos selecionados, pois cada um possui como protagonista uma das personagens femininas analisadas ; História do mundo para crianças (1933), História das Invenções (1937) e O poço do Visconde (1937) em que as questões da modernidade e da história são destacadas pelo autor. Os livros compõem a coleção Obras Completas de Monteiro Lobato Literatura Infantil (2a série). Neste estudo, inserido no campo da história da educação, o principal corpus documental é o material literário e, por isso, foi necessária a aproximação com a história cultural, com a história do impresso e com a micro-história. Em um primeiro momento, ressalta-se a interferência das inovações tecnológicas e culturais na trajetória do intelectual Monteiro Lobato, que desempenhou diferentes papéis escritor, editor e distribuidor no circuito de comunicações no âmbito brasileiro nas primeiras décadas da República. Ademais, de maneira interdisciplinar, através de pesquisa bibliográfica, o estudo se debruça sobre o conceito de modernidade, que possibilitou a apreensão das relações da escrita fictícia de Lobato com discursos e práticas femininas, aos quais se teve acesso por meio de cartas e impressos da época analisada, assim como revistas e manuais de civilidade. Observa-se que as caracterizações das personagens apresentavam a modernidade ligada principalmente aos meios culturais, artefatos tecnológicos e ao debate educacional. Todavia, as práticas desses discursos renovadores dependeram, igualmente, das origens sociais, étnicas e econômicas das personagens representadas naquele contexto
Abstract: This study presents data from historial character research which aims to contribute to the analysis of representations about female profiles in the years 1920 to 1940, from dialogs of characters created by writer Monteiro Lobato in some of his infantile books from the same period. The analyzed books are Serões de Dona Benta (1937), Histórias de tia Nástacia (1937), Reinações de Narizinho (1931), Memórias de Emília (1936) selected titles because each of them has one of the female characters analyzed as protagonist , História do mundo para crianças (1933), História das Invenções (1937) and O poço do Visconde (1937) in which the issues of modernity and history are highlighted by the author. All the works are included in the collection Obras Completas de Monteiro Lobato Children s Literature (2nd series). In this study, entered in the field of the history of education, the main documentary corpus is the literary material and, therefore, it was necessary to approach theories of cultural history, history of printed and micro-history. At a first moment, the interference of technological and cultural innovations in the path of Monteiro Lobato, the intellectual, who filled different papers writer, editor and distributor in Brazilian communications system in the early decades of the Republic. Furthermore, in an interdisciplinary manner, through bibliographical research, the study deals with the concept of modernity that enabled the apprehension of the relationship Lobato s fictional writing with female discourses and practices, in which access has been acquired through letters and letterpresses from the analyzed time, as magazines and manuals of politeness. It is observed that the characterization of the characters were mainly linked to the modern cultural media, technological artifacts and to the educational debate, but that the practices of these renovator speeches depended, equally, to social, ethinic and financial beginnings of the characters represented on that context.
Palavras-chave: Women s Education
Children s Literature of Monteiro Lobato
Modernity
Educação das Mulheres
Literatura infantil de Monteiro Lobato
Modernidade
Lobato, Monteiro, 1882-1948
Literatura infanto-juvenil
Mulheres na literatura
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10648
Data de defesa: 12-Ago-2013
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

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