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Tipo do documento: Dissertação
Título: Estimulando a consciência fonológica em jovens com deficiência intelectual
Título(s) alternativo(s): Stimulating phonological awareness in young people with intellectual disabilities
Autor: Brito, Danielle Abranches 
Primeiro orientador: Nunes, Leila Regina D'oliveira de Paula
Primeiro membro da banca: Walter, Catia Crivelenti de Figueiredo
Segundo membro da banca: Deliberato, Débora
Resumo: O desenvolvimento da consciência fonológica vem ganhando muito destaque quando se discute o processo de aquisição da leitura e da escrita de jovens com dificuldades de aprendizagem. Distinguir os sons das palavras, compreender e manipular as sílabas parece afetar a capacidade para ler e escrever qualquer palavra. O presente estudo tem como objetivos verificar os efeitos de um programa de ensino para favorecer o desenvolvimento da consciência fonológica. Esse programa de ensino foi elaborado com base em estudos e nas atividades realizadas por Capovilla e Capovilla (2000), Valério (1998), Moussatché (2002), Nunes (2009), dentre outros. A pesquisa está composta por dois estudos: estudo piloto e esstudo 1. O estudo piloto, iniciado em 2012 ? foi formado por dois jovens com deficiência intelectual que frequentavam uma escola regular e apresentavam dificuldade na leitura e escrita. Um estava no início e o outro já havia passado pelo processo de alfabetização. O estudo 1 iniciado em 2013, foi formado por quatro jovens com deficiência intelectual que estavam no processo de alfabetização e frequentavam uma escola especial. A pesquisa foi realizada nas escolas onde esses alunos estavam matriculados. A análise dos testes de Prova de Consciência Fonológica proposta por Capovilla e Capovilla (2000) o pré-teste - mostrou que os sujeitos do estudo piloto apresentavam na primeira testagem bom rendimento em tarefas como aliteração e rima, mas demonstraram dificuldade na parte de segmentação, síntese e manipulação fonêmica.Com a segunda testagem, o pós-teste - realizada após a implementação de um programa para favorecer o desenvolvimento de habilidades de consciência fonológica pode-se observar uma melhora no desempenho dessas habilidades. No estudo 1, o pré-teste mostrou que os alunos apresentavam dificuldades nas atividades que envolviam as habilidades de adição, subtração e transposição fonêmica e um melhor desempenho em atividades de rima e aliteração. Na prova de leitura oral de palavras e pseudopalavras, observou-se maior dificuldade na leitura das pseudopalavras. No pós-teste, aplicado após o período de intervenção com o programa supracitado, observou-se que nas questões de rima, adição e subtração silábica, adição e subtração fonêmica e transposição silábica, os sujeitos apresentaram aumento na porcentagem de acerto das atividades. Nas atividades de aliteração, transposição fonêmica e trocadilho os sujeitos mantiveram os mesmos resultados do pré-teste ou apresentaram queda na porcentagem de acertos. Nas provas de leitura de palavras e pseudopalavras os sujeitos não demonstraram aumento na porcentagem de leitura correta, com exceção apenas de Ana Clara, que apresentou pequeno aumento no seu resultado. Na parte de compreensão de leitura, os participantes apresentaram pequena alteração no resultado, mas não temos como associar essa melhora ao desempenho nas provas de consciência fonológica. Na avaliação de ditado de palavras e pseudopalavras os alunos demonstraram aumento nos resultados
Abstract: The development of phonological awareness stands out when the process of acquisition of reading and writing for young people with learning disability is discussed. Distinguishing the sounds of words, understanding and handling the syllables seems to favor the capacity of reading and writing any word. The study presented has the main objective to verify the effects of a learning program that favors the development of the phonological awareness. This learning program was created based on studies and activities experimented by Capovilla and Capovilla (2000), Valério (1998), Moussatché (2002), Nunes (2009), among other authors. The subjects involved in this research are divided between the pilot group and study number 1 group. The pilot is formed by two young people with learning disability that attended regular school and that demonstrated difficulties in reading and writing. One of the subjects was beginning the literacy process and the other had already been through it. The study one group began this work in 2013, it was formed by four young people with learning disabilities who were in literacy process and attended a special school. The analysis of the tests for Phonological Awareness Proof (Prova de Conciência Fonológica) proposed by Capovilla and Capovilla (2002) showed that the subjects of the pilot study group demonstrated good results for the first testing batch in chores like alliteration, rhyming and also demonstrated difficulties in segmentation parts, synthesis and phonemics handling. With the second testing batch, obtained after the implementation of a program favoring the development of phonological awareness, it was possible to observe the improvement of these abilities. In study number one group it was possible to observe with the first results that the students demonstrated difficulties with activities that involved actions such as adding, subtracting and phonemic transposition and a better performance in activities involving rhyming and alliteration. From the group of four students that took part of the reading tests (words and pseudowords), it was possible to observe greater difficulty to perform the reading of the pseudowords. In a late test, applied after the intervention phase, it was possible to observe that in matters of rhyming, adding and subtracting syllables, adding and subtracting phonemes and syllables transposition, the subjects demonstrated an increase of percentage of getting the activities done correctly. In the activities of alliteration, phonemic transposition and wordplay, the subjects kept the results or presented a decrease of percentage in getting the activities done correctly. In reading tests of words and pseudowords, the subjects did not demonstrate increase in the percentage of correct reading, with the exception of Ana Clara, that demonstrated a small increase in her personal results. Concerning comprehension of reading, they demonstrated little alteration in the results, but it is not possible to link this improvement to the performance of phonological awareness tests. For the assessment of words and pseudowords dictation activity, the students demonstrated and increase on their personal results
Palavras-chave: Phonological Awareness
Reading
Special Education
Consciência Fonológica
Leitura
Educação Especial
Fonoaudiologia
Leitura Desenvolvimento
Computadores e civilização
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: BRITO, Danielle Abranches. Estimulando a consciência fonológica em jovens com deficiência intelectual. 2014. 123 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10650
Data de defesa: 11-Abr-2014
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

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