Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10659
Tipo do documento: Dissertação
Título: O corpo do educador da educação infantil lido como uma literatura menor
Título(s) alternativo(s): El cuerpo do educador da educacion infantil
Autor: Silva, Osvaldo Luiz da 
Primeiro orientador: Kohan, Walter Omar
Primeiro coorientador: Vasconcellos, Vera Maria Ramos de
Primeiro membro da banca: Melo, Danilo Augusto Santos
Segundo membro da banca: Santos, Angela Brêtas Gomes dos
Resumo: Este trabalho tem como objetivo refletir sobre as possibilidades de comunicação corporal nas creches, no trabalho com crianças de 0 a 2 anos, através da potencialidade das relações de afeto que podem ser proporcionadas neste diálogo corporal. No pensamento de G. Deleuze e F. Guattari (1977), afirma-se uma analogia com o papel do corpo do educador, percebendo este corpo, em diálogo com as crianças, como uma Literatura Menor, ou seja, um corpo que é desafiado por sua própria potência, considerada menor pela estrutura educacional vigente em nossa sociedade. Nesta perspectiva, as bases metodológicas da pesquisa nortearam este trabalho por caminhos de observação e intervenção, dentro de uma creche pública, situada na cidade do Rio de Janeiro, com o nome de Ladeira dos Funcionários . Nesta instituição, foram realizadas oficinas corporais com os profissionais locais com o intuito de dialogar e refletir sobre o papel do corpo do educador na relação com outros sujeitos, tendo o foco nas crianças do berçário. Além das oficinas, houve um trabalho de observação da rotina da creche, como também foram realizadas entrevistas com as educadoras do berçário. No encontro de todas essas vivências, o trabalho foi produzido a partir da contribuição das bases teóricas de Deleuze e Guattari, Foucault, Gallo, Kohan, Guimarães, Larrosa, Spinoza, Aucouturier, dentre outros, que ajudaram a constituir o alicerce teórico das questões encontradas. Para aproximar o que está no campo do sensível, na linguagem corporal, indizível com palavras, o trabalho aproxima-se, mais diretamente, da poesia de Manoel de Barros e, também, de outros poetas, como Guimarães Rosa. No intercâmbio dos escritos, das ideias e dos acontecimentos, o objeto de estudo ganhou forma, sentido, corpo. Com tudo isso, há a pretensão de que este trabalho seja um convite a novas experiências, a novos acontecimentos para pensar e agir com o corpo na Educação Infantil. Que seja um convite a ir além de suas próprias palavras e do seu próprio corpo
Abstract: Este trabajo tiene como objetivo reflexionar sobre las posibilidades de comunicación corporal en los jardines maternales específicamente, en el trabajo con niños de 0 a 2 años- a través de la potencialidad de las relaciones de afeto que pueden ser proporcionadas en este diálogo corporal. En el pensamento de G. Deleuze y F. Guattari (1977) se establece una analogía con el papel del cuerpo del educador, percibiendo este cuerpo, en diálogo con los niños, como una Literatura Menor, ou sea, un cuerpo que es desafiado por sua propia potencia, considerada menor por la estrutura educacional vigente en nuestra sociedade. En esta perspectiva, las bases metodológicas de la investigación rumbearon este trabajo por caminos de observación e intervención, dentro de un jardín maternal público, situado en la ciudad de Rio de Janeiro, llamado Ladeira dos Funcionários . En esta institución, fueron realizados talleres corporales con los profisionales con la intención de dialogar y reflexionar sobre el papel del cuerpo del educador en la relación con otros sujetos, haciendo hincapié en los niños de las salas de lactantes, gateros y deambuladores. Además de los talleres, se realizaron observaciones de la rutina del jardín y entrevistas con las educadoras de las mencionadas salas. La disertación fue producida a partir del encuentro de todas esas vivencias con las contribuciones de Deleuze y Guattari, Foucault, Gallo, Kohan, Guimarães, Larrosa, Spinoza, Aucouturier, entre outros, que ayudaron a constituir la base teórica de las cuestiones encontradas. Para aproximar lo que está en el campo de lo sensível, en el lenguaje corporal, indecible con palabras, el trabajo se aproxima, más directamente, a la poesía de Manoel de Barros y también a otros poetas, como Guimarães Rosa. En el intercambio de los escritos, de las ideas y de los acontecimentos, el objeto de estudio ganó forma, sentido, corpo. Se pretende que este trabajo sea una invitación a nuevas experiencias, a nuevos acontecimentos para pensar y actuar con el cuerpo en la Educación Infantil; que sea una invitación a ir más allá de sus propias palabras y de su proprio cuerpo
Palavras-chave: Literatura menor
Cuerpo
Niño
Educador
Afecto
Literatura menor
Corpo
Criança
Educador
Afeto
Professores de educação pré-escolar
Linguagem corporal
Análise de interação em educação
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::FILOSOFIA DA EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10659
Data de defesa: 29-Mar-2012
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Dissert_Osvaldo Luiz da Silva.pdf753,43 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.