Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10661
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | A atitude interdisciplinar e o conhecimento: uma leitura da obra de Jorge Luis Borges |
Título(s) alternativo(s): | An interdiciplinary atitude and knowledge: a reading from Jorge Luis Borges s work |
Autor: | Dantas, Rafael Correia ![]() |
Primeiro orientador: | Macedo, Elizabeth Fernandes de |
Primeiro membro da banca: | Lemos, Guilherme Augusto Rezende |
Segundo membro da banca: | Cinelli, Maria Luiza Sussekind Veríssimo |
Resumo: | Essa dissertação faz parte da linha de pesquisa Currículo: sujeitos, conhecimento e cultura do grupo de pesquisa Currículo, identidade e diferença , coordenado pela professora doutora Elizabeth Fernandes de Macedo. Em meu trabalho, investigo como se pode estabelecer uma leitura que cruza saberes distintos entre si. Assim, parto da leitura de que o conhecimento na obra de Jorge Luis Borges é simples e uno, o que traz como consequência principal a ideia de que as especializações são efetivamente variações. Para efetuar uma análise no interior desse cenário, extraio também da obra de Borges a ferramenta da enumeração via princípios , buscando mostrar que um ponto de cruzamento reconcilia saberes, mas sem que este seja determinado previamente. Em outras palavras, esse ponto de cruzamento é forjado na articulação da linguagem. Feita essa nuance, localizo no primeiro capítulo a discussão da interdisciplinaridade, dialogando com a bibliografia acerca do tema, explorando nestes debates alguns dos seus intervalos e retirando daí possibilidades. No segundo capítulo, conjugo mais propriamente saberes distantes entre si como a filosofia, literatura, matemática e religião, justamente para enfatizar que essas manifestações do saber são variações do mesmo . E este mesmo não é inerte, mas sempre mais complexo, envolvendo sempre novas e bifurcadas manifestações. No terceiro capítulo, levo esse modo de leitura para abordar conceitos clássicos da pedagogia, uma vez mais para explorar intervalos. Portanto, ao longo da dissertação, costuro uma atitude interdisciplinar num horizonte em que o conhecimento é simples e uno como um modo de leitura em que o cruzamento dos saberes não é essencial e prévio |
Abstract: | This work is part of the research Curriculum: subject, knowledge and culture and the research group Curriculum, culture and difference , coordinated by Professor Dr. Elizabeth Fernandes de Macedo. In my work, I investigate how we can establish a reading that intersects different knowledges with each other. Thus, I go through the reading of the knowledge in the Jorge Luis Borges's work is simple and single, which has the main consequence the idea that specializations are actually variations. To make an analysis within this scenario I also extract of the Borges s work the tool of enumeration by the "principles" searching to show that one point of the crossbreed reconciles knowledges, but without being previously determined. In other words, this point of crossbreed is constructed in the articulation of the parlance. In such case, I located in the first chapter the discussion of Interdisciplinary, dialoguing with the bibliography concerning the subject, exploring in this debate some of its intervals and removing possibilities. In second chapter, I fuse knowledges distant from each other like philosophy, mathematics, literature, religion just to emphasize that these manifestations of knowledge are variations of the same thing . And the same thing is not inert but always more complex involving ever new and forked manifestations. In third chapter, I take this reading mode to approach classic concepts of pedagogy one more time to explore its intervals. Therefore, along the dissertation I sew a interdisciplinary attitude within a horizon of the knowledge that is simple and single as a reading mode where the crossing of knowledges is not essential and previously |
Palavras-chave: | Interdisciplinary Knowledge Variation Interdisciplinaridade Conhecimento Variações Borges, Jorge Luis, 1899-1986 Abordagem interdisciplinar do conhecimento Educação |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | DANTAS, Rafael Correia. A atitude interdisciplinar e o conhecimento: uma leitura da obra de Jorge Luis Borges. 2015. 97 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10661 |
Data de defesa: | 31-Mar-2015 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Dissert_Rafael Correia Dantas.pdf | 923,8 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.