Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10664
Tipo do documento: Dissertação
Título: O trabalho docente e as tecnologias no Programa Ginásio Experimental Carioca
Título(s) alternativo(s): Teaching work and technologies at Ginásio Experimetal Carioca Program
Autor: Costa, Karoliny Bárbara Bichara Menezes da 
Primeiro orientador: Barreto, Raquel Goulart
Primeiro membro da banca: Leite, Siomara Borba
Segundo membro da banca: Motta, Vania Cardoso da
Resumo: Este estudo trata da recontextualização educacional das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) no Programa Ginásio Experimental Carioca (GEC), da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro. Parte de hipótese de trabalho de que, no escopo do referido Programa, as TIC tendem a ser incorporadas como estratégia de substituição tecnológica, remetendo ao esvaziamento do trabalho docente. Para desenvolvê-la, empreende estudo de caso etnográfico e uma análise crítica dos discursos dos sujeitos envolvidos: a observação das práticas no contexto específico e as reflexões dos sujeitos sobre estas mesmas práticas. Elegendo a figura do professor polivalente como chave para a compreensão das relações entre trabalho docente e utilização intensiva das TIC, discute as ressignificações e relexicalizações em circulação. Considerando a extinção do Programa em tela, aborda os desdobramentos que têm sustentado a confirmação da hipótese de esvaziamento do trabalho docente, expresso pela ampliação e pelo aprofundamento desse novo lugar de professor no contexto do Projeto o 6º Ano Experimental
Abstract: This study introduces the educational recontextualization of Information and Communication Technologies (ICT) in Ginásio Experimental Carioca Program (GEC), of the Municipal Department of Education in Rio de Janeiro. Assume that the working hypothesis that, the scope of that Program, ICT tend to be incorporated as technological substitution strategy, referring to the emptying of teaching work. To develop it, was undertaken an ethnographic case study and a critical analysis of the individuals involved: the observation of practices in a particular context and the reflections of the individuals on these same practices. Electing the figure of multipurpose teacher as a key to understand the relationship between teaching work and intensive use of ICT, argues the ressignifications and relexicalizations in circulation. Considering the Program extinction, discusses the developments that have sustained the confirmation of emptying hypothesis of teaching work, expressed the expansion and deepening of this new teacher place in the context of the 6th grade in Elementary School
Palavras-chave: Teaching work
Information and Communication Technologies (ICT)
Technological substitution. Emptying of teaching work
Trabalho Docente
Tecnologia da Informação e da Comunicação (TIC)
Substituição tecnológica
Esvaziamento do trabalho docente
Educação Rio de Janeiro (RJ)
Professores
Tecnologia da Informação e da Comunicação
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: COSTA, Karoliny Bárbara Bichara Menezes da. O trabalho docente e as tecnologias no Programa Ginásio Experimental Carioca. 2015. 130 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10664
Data de defesa: 27-Abr-2015
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Dissert_Karoliny B B M da Costa.pdf1,16 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.