Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10665
Tipo do documento: Dissertação
Título: Nakirigrafias como potencializadoras de compreensão da escola em/a partir de Guiné Conacri/África.
Título(s) alternativo(s): Nakirigraphies comme potentialisatrices de compréhension de l école dans/à partir de la Guinée Conakry/Afrique
Autor: Mendes, Geoésley José Negreiros 
Primeiro orientador: Passos, Mailsa Carla Pinto
Primeiro membro da banca: Pereira, Rita Marisa Ribes
Segundo membro da banca: Carvalho, Carlos Roberto de
Resumo: Esta dissertação apresenta uma pesquisa cuja reflexão principal transborda a existência de um jogo de relações/interações muito significativo que compõe a vida, especificamente a vida no espaçotempo da Escola III na cidade de Forecariá, República da Guiné, África. Esse jogo, entre as políticaspráticas coordenadas e exercidas pela/na escola a partir da narrativa oficial/colonial que dela se cria, e as políticaspráticas que sinalizam as formas com que os sujeitos da vida cotidiana estudantes, professores, diretor e comunidade - compreendem o mundo - por muitas vezes desloca nossas certezas sobre a escola em África e no Brasil, e nos oferece outras escolhas para pensar a educação escolar e a produção de conhecimento em Ciências Humanas. O que este trabalho apresenta é produto de encontros e experiências, principalmente de diálogo entre o pesquisador e os/as 12 estudantes, meninos e meninas do 4º ao 6º ano do Ensino Fundamental da escola em questão, campo direto da pesquisa. A fotografia mediou o nosso encontro principal. É principalmente através de imagens fotográficas produzidas por esses sujeitos durante 30 dias dentrofora de sua escola, e a partir dela, por meio de uma oficina de fotografias realizada em seu interior, que procuro compreender as engenhosidades que constituem esse jogo. Tida como uma criação estética, política e cultural por ser uma forma de linguagem - onde os sujeitos negados pela racionalidade hegemônica como produtores de conhecimento e cultura se enunciam e apontam a falibilidade da política moderno colonial, as imagens fotográficas produzidas pelos/pelas estudantes constatam um diálogo entre vozes/enunciações políticas diferentes que habitam a escola e, assim, nos propõe deslocamento e travessias político-epistemológicas para compreendê-la. Nesse sentido, as fotografias são aqui chamadas de nakirigrafias porque são enunciações de nakirikai, ou seja, dos de outros lados que estão em constante movimento, trânsito, travessia e deslocamento , como nos sugere a tradição de um dos primeiros povos que passaram a habitar a península que hoje se chama Conacri, a capital da Guiné. Através de uma estratégia teórico-metodológica construída principalmente a partir dos estudos do cotidiano, dos Estudos Culturais e Pós-Coloniais, e da Filosofia da Linguagem de Mikhail Bakhtin, busquei compreender esse jogo que, em experiência anterior em Guiné, já havia me afetado e me chamado à atenção
Abstract: Ce mémoire présente une recherche dont la reflection principale transborde l'existence d'un jeu très significatif de relations/interactions qui compose la vie, en particulier la vie dans l espacetemps de l Ecole III dans la ville de Forecariá, République de Guinée, en Afrique. Ce jeu, entre les politiquespratiques coordonées et exercées par/à l'école, à partir de la narrative officielle/coloniale que d elle se crée, et les politiquespratiques qui indiquent les formes par lesquels les sujets de la vie quotidienne - les écoliers, les enseignants, le directeur et la communauté comprennent le monde - souvent déplace nos certitudes sur l'école en Afrique et au Brésil, et nous offre d'autres choix à penser l'éducation et la production de connaissances dans les Sciences Humaines. Ce que montre ce travail est le produit de rencontres et d'expériences, en particulier de dialogue entre le chercheur et les 12 écoliers/ères, garçons et filles de la quatrième à la sixième années de l'école primaire en question, champ direct de la recherche. La photographie a médiaté le rencontre principale. C est principalement à travers des images photographiques produites par ces sujets pendant 30 jours dansendehors de leur école, et à partir d elle par le biais d un atelier de photographies tenue en son sein, qu on cherche à comprendre les ingeniosités qui composent ce jeu.Tenues comme une création esthétique , politique et culturelle - étant une forme de langage - où les sujets refusées par la rationalité hégémonique comme étant producteurs de connaissances et de la culture s énoncent et soulignent la faillibilité de la politique coloniale moderne, les images photographiques produites par les écoliers/ères révèlent un dialogue entre voix/énonciations politiques différentes qui habitent l'école et propose ainsi, décalages et passages - politiques et épistémologiques - pour la comprendre. En ce sens, les photographies sont ici appelés nakirigraphies parce qu'elles sont des énoncés de nakirikai, c est à dire "ceux d autres côtés qui sont constamment en mouvement, en transit, en passage et décalage", comme nous le suggère la tradition de l'un des premiers peuples qui sont venues habiter la péninsule aujourd hui appelé Conakry, capitale de la Guinée. Grâce à une stratégie théorico-méthodologique construite principalement à partir des études du quotidient, des études culturelles et post-coloniales, et de la philosophie du langage de Mikhail Bakhtine, j ai cherché à comprendre ce jeu qui, au cours d'expérience précédente en Guinée m avait déjà affecté et attiré mon attention
Palavras-chave: Jeu de relations
Nakirigraphies
Langage
photographie
Quotidient scolaire
Guinée
Afrique
Éducation
Jogo de Relações
Nakirigrafias
Linguagem
Fotografia
Cotidiano Escolar
Guiné
África
Educação
Educação Guiné Conacri
Pesquisa educacional Guiné Conacri
Estudantes do ensino fundamental Guiné Conacri
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: MENDES, Geoésley José Negreiros. Nakirigrafias como potencializadoras de compreensão da escola em/a partir de Guiné Conacri/África.. 2015. 175 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10665
Data de defesa: 16-Jun-2015
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Dissert_Geoesley Jose Negreirosdes.pdf10,17 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.