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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10666
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | 30 anos do Ilé Omiojuaró: arte, educação e ativismo nas redes de Mãe Beata de Iyémonjá |
Título(s) alternativo(s): | 30 years of Ilé Omiojuaró: art, education and activism in the Mãe Beata de Iyémonjá networks |
Autor: | Leandro, Marcos Eduardo da Silva |
Primeiro orientador: | Caputo, Stela Guedes |
Primeiro membro da banca: | Pereira, José Valter |
Segundo membro da banca: | Passos, Mailsa Carla Pinto |
Resumo: | Os terreiros de candomblé têm papel fundamental na manutenção e difusão de tradições ancestrais: idiomas, arte, a preparação dos alimentos, as vestimentas, cânticos, danças, batuques e toda sorte de símbolos materiais e imateriais, mantidos, repassados e transpassados pela tradição e memória de várias gerações. Para a observação e análise de parte deste complexo cultural, a presente dissertação analisará algumas ações culturais e educativas desenvolvidas no Ilé Omiojuaró, terreiro de Candomblé da Baixada Fluminense, região metropolitana do Rio de Janeiro, liderado por Mãe Beata de Iyémonjá, yalorixá, ativista e referência na luta pela liberdade religiosa e pelos direitos humanos na América Latina. Por ser uma temática extensa, pois se trata de um complexo cultural com um imenso e diverso volume de informações, saberes e fazeres, onde o terreiro terá sua própria dinâmica e especificidade, escolhi observar os processos educativos através de duas ações culturais desenvolvidas nos cotidianos do terreiro pesquisado: o projeto cultural OriRe e a participação do terreiro no projeto A Cor da Cultura, por intermédio de sua associação cultural sem fins lucrativos, o INDEC (Instituto de Desenvolvimento Cultural do Ilé Omiojuaró). Para tanto, utilizaremos entrevistas, relatórios de trabalhos, conversas, imagens fotográficas e imagens da web. A conclusão da pesquisa ocorre justamente no ano em que o terreiro pesquisado comemora seus 30 anos de existência |
Abstract: | The Candomblé play a fundamental role in the maintenance and dissemination of ancestral traditions: languages, art, food preparation, the costumes, singing, dancing, drumming and all sorts of material and immaterial symbols, held, transferred and passed through the tradition and memory several generations. For observation and analysis part of this cultural complex, this thesis will examine some cultural and educational activities developed in Ilé Omiojuaró, Candomblé yard of Baixada Fluminense, the metropolitan area of Rio de Janeiro, led by Mãe Beata Iyémonjá, yalorixá, activist and reference in the struggle for religious freedom and human rights in Latin America. Being an extensive theme, because it is a cultural complex with a vast and diverse amount of information, knowledge and practices, where the yard will have its own dynamic and specificity, chose to observe the educational processes through two cultural activities developed in the everyday researched yard: the cultural project OriRe and the yard participation in the project A Cor da Cultura, through its cultural non-profit association, the INDEC (Instituto de Desenvolvimento Cultural do Ilé Omiojuaró). For so much, interviews, work reports, conversations, images and web images. The conclusion of the research occurs precisely in the year in which the yard researched celebrates its 30 years of existence |
Palavras-chave: | Etnicorracial Education Law 10.639/03 Educational Networks Cultural performance Educação Etnicorracial Lei 10.639/03 Redes Educativas Performance Cultural Integração na educação Educação - Relações étnicas Currículos - Legislação - Brasil Candomblé |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | LEANDRO, Marcos Eduardo da Silva. 30 anos do Ilé Omiojuaró: arte, educação e ativismo nas redes de Mãe Beata de Iyémonjá. 2015. 111 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10666 |
Data de defesa: | 7-Mai-2015 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
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