Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10667
Tipo do documento: Dissertação
Título: A educopédia e os embaixadores: estrangeiros em cena nas escolas públicas do município do Rio de Janeiro
Título(s) alternativo(s): The educopédia and its ambassadors: "foreigners" in scene in public schools in the city of Rio de Janeiro
Autor: Carvalho, Ana Paula Pereira Marques de 
Primeiro orientador: Frangella, Rita de Cassia Prazeres
Primeiro membro da banca: Macedo, Elizabeth Fernandes de
Segundo membro da banca: Almeida, Maria Elizabeth Bianconcini Trindade Morato Pinto de
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo suscitar questões acerca da tríade política, currículo e tecnologia nas escolas públicas do Município do Rio de Janeiro. Os objetos de estudo são uma plataforma online, chamada Educopédia, e os professores da Rede que se candidatam à função de Embaixadores da Educopédia. Discuto a plataforma e os professores Embaixadores como estrangeiros, tal como utiliza Bhabha (2013) para discutir sujeitos diaspóricos e o irrompimento do novo nos processos de tradução cultural. Assim, em diálogo com os autores Stephen Ball, Homi Bhabha, Jacques Derrida, Arjun Appadurai e Ernesto Laclau, discuto a Educopédia e seus Embaixadores, tomando-os como estrangeiros nos processos de produção curricular, contribuindo para o irromper do novo que não se caracteriza por um ineditismo de sentidos, ideias, concepções, mas sentidos híbridos num contexto político marcado pela articulação entre currículo e tecnologia como indicativo de qualidade. Entendo esse movimento de articulação, que se performatiza com a participação dos estrangeiros, como tecno-curricular em que a tecnologia promove fissuras nas concepções do currículo. Defendo uma perspectiva de currículo entendido como processo de enunciação cultural, produção de sentidos que se hibridizam em função das disputas por significação, numa política que é cíclica, não verticalizada, que transita e é traduzida em todos os espaços, produzindo múltiplos significados sobre as possibilidades da tecnologia para o processo de ensino-aprendizagem
Abstract: This research aims to raise questions about politic, curriculum and technology in public schools in the city of Rio de Janeiro. The objects of this research are an online platform called Educopédia, and the teachers that work in the public schools in the city of Rio de Janeiro who apply for the post of Educopédia Ambassadors. I discuss the platform and the Ambassadors as foreigners in the same proposition of Bhabha (2013) that uses the conception of foreigners to discuss the diasporic individuals and the outbreak of the "new" in cultural translation processes. Thus, in dialogue with Stephen Ball, Homi Bhabha, Jacques Derrida, Arjun Appadurai and Ernesto Laclau, I discuss the movement of Educopédia and the Ambassadors as foreigners in the curriculum process, contributing to the outbreak of the "new" that is not characterized by an unprecedented of meanings, ideas, concepts, but senses that hybridize themselves on a policy context that is marked by the articulation between curriculum and technology as an indicative of quality. I understand this movement that is performing with the participation of the foreigners, as techno-curricular where technology promotes cracks in the curriculum concepts. I defend a curriculum conception understood as a cultural enunciation process, the production of meanings that hybridize themselves according to disputes over meanings in a policy that is cyclical, not vertical, which passes and is translated in all spaces, producing multiple meanings about the possibilities of technology for teaching and learning process
Palavras-chave: Policy
Curriculum
Technology
Política
Tecnologia
Educação e Estado Rio de Janeiro (RJ)
Currículo
Tecnologia
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: CARVALHO, Ana Paula Pereira Marques de. A educopédia e os embaixadores: estrangeiros em cena nas escolas públicas do município do Rio de Janeiro. 2015. 115 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10667
Data de defesa: 30-Abr-2015
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Dissert_Ana Paula P M de Carvalho.pdf2,61 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.