Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10671
Tipo do documento: Dissertação
Título: Abrindo os microfones: revisitando a experiência de um programa radifônico infantil
Título(s) alternativo(s): Opening the microphones: Revisiting the experience of a radio children s program
Autor: Milanez, Fernanda de Azevedo 
Primeiro orientador: Pereira, Rita Marisa Ribes
Primeiro membro da banca: Passos, Mailsa Carla Pinto
Segundo membro da banca: Girardello, Gilka Elvira Ponzi
Resumo: Esta dissertação apresenta um estudo sobre as experiências infantis na produção, recepção e apresentação de um programa radiofônico feito com e para crianças, durante o período de quinze anos de sua veiculação. Com o objetivo de trazer para o debate o que pensam as crianças sobre o programa que fazem e ouvem no contexto de uma emissora comunitária, este trabalho pretende, a partir dos relatos, refletir sobre os sentidos da produção infantil contemporânea e suas experiências culturais e sociais. Para o desenvolvimento da pesquisa, contei com o aporte teórico de Mikhail Bakthin e, a partir de suas concepções, foi sendo construída uma metodologia que garantisse um olhar exotópico para o programa de rádio, buscando um afastamento do lugar da radialista, para o lugar da pesquisadora que se inaugurava, uma vez que o programa manteve sua veiculação durante este estudo. Ainda como opção teórico metodológica, contei com a filosofia de Walter Benjamin para que a história da rádio e a história do programa infantil fossem contadas pelas pessoas adultos e crianças que fizeram e fazem parte deste contexto, por meio de suas rememorações. Como estratégia inicial, buscou-se a escuta dos áudios dos programas e, em seguida, o contato com os interlocutores da pesquisa, quais sejam: três adultos que apresentam seus programas na rádio comunitária, três jovens moças que participaram do programa infantil quando eram crianças e dez crianças que produzem e apresentam os programas atualmente
Abstract: This dissertation presents a study on childhood experiences in production, reception and presentation of a radio program done with and for children, during the fifteen years of its broadcasting. In order to bring the debate what children think about the program they make and listen in the context of a community broadcaster, this paper aims, from reports, reflect on the meanings of contemporary children's production and its cultural and social experiences . For the development the research, told with the theoretical support of Mikhail Bakhtin and from his views, was constructed a methodology that would guarantee one exotopc look at the radio program, seeking a departure from the place of the broadcaster to the place of researcher inaugurated that, since the program retained its transmission during this study. Even as a methodological theoretical option, I relied on the philosophy of Walter Benjamin, so that the history of radio and the history of the children's program were told by people - adults and children - who have made and are part of this context, through their recollections. As an initial strategy, sought to listening to the audio programs and then contact with the interlocutors of the research, namely: three adults who present their programs on community radio, three young girls who participated in the children's program when they were children and ten Children who produce and present the programs currently
Palavras-chave: Radio for children
Community Radio
Research with children
Childhood
Children
Radio produced with children
Rádio para crianças
Rádio Comunitária
Pesquisa com crianças
Rádio produzida com crianças
Educação
Rádio
Crianças
Infância
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: MILANEZ, Fernanda de Azevedo. Abrindo os microfones: revisitando a experiência de um programa radifônico infantil. 2015. 131 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10671
Data de defesa: 24-Ago-2015
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Dissert_Fernanda de Azevedo Milanez.pdf3,49 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.