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Tipo do documento: Dissertação
Título: Por um transpensar os gêneros, os corpos e as práticas educativas cotidianas
Título(s) alternativo(s): For a trans-thinking genres, bodies and daily educational practices
Autor: Vieira, Ana Letícia 
Primeiro orientador: Soares, Maria da Conceição Silva
Primeiro membro da banca: Leite, Miriam Soares
Segundo membro da banca: Pocahy, Fernando Altair
Terceiro membro da banca: Barros, Maria Elizabeth Barros e
Resumo: Segundo a ABGLT, a maior parte das pessoas trans evade das escolas. A taxa está em torno de 73%. Além disso, estima-se que 90% desta população, devido ao preconceito e a discriminação, recorrem à prostituição como modo de vida. Umas das explicações para esse fato é que a escola não está preparada ou não sabe lidar com essa diferença , sugerindo o respeito e a tolerância como medidas necessárias e suficientes para evitar a evasão. Entretanto, as propostas de acolhimento a essas pessoas deixam intactos os modos naturalizados de conceber gênero e sexualidade e não problematizam os processos de normalização do feminino e do masculino nos corpos, deles decorrentes. Sendo assim, esta dissertação pretende, por meio de conversas com pessoas trans sobre suas vivências escolares, pensar e desnaturalizar a produção dos corpos generificados e sexualizados, questionar a produção de uma ideia de diferença encarnada no diferente e apontar alguns dos modos pelos quais as escolas fabricam esses corpos e operacionalizam discursos sobre a diferença, contribuindo, assim, para a ampliação dos estudos sobre a experiência trans nos cotidianos escolares. Ao contrário do que sugere uma estrutura de trabalho acadêmico considerada tradicional , esta dissertação não contêm um capítulo específico sobre os dados produzidos com a pesquisa, ou seja, as narrativas de mulheres trans com as quais conversei. Estas são trazidas ao longo de todo o texto, não para serem interpretadas em função do que ocultam nas entrelinhas ou para serem analisadas com a finalidade de buscar a verdade e esclarecer o erro, o falso, a ilusão ou não sabido. Elas operam na escrita do texto a partir do que nos dão a pensar, potencializando o pensamento que vai sendo construído. Nessa perspectiva, apresento um panorama dos estudos sobre gênero, discuto a fabricação de corpos sexuados e as questões que envolvem as vivências trans, problematizo discursos sobre o sexo, trago as contribuições da teoria queer, como as formulações de J. Butler sobre a performatividade e as paródias de gênero, realizo um questionamento sobre a generificação dos corpos nas práticas educativas cotidianas e aponto alguns modos de resistência e de produção do desejo que emergem nesses contextos de normalização, discriminação e exclusão. Esta dissertação buscou transpensar, pensar através, um pensar outro, com relação aos gêneros, os corpos e as práticas educativas cotidianas, apontando que as pessoas trans, mesmo às margens dos discursos socialmente legitimados e também produzidos pela escola, produzem/produziram suas histórias e modos de vida outros, conformados ou não com os padrões dominantes, como também nos convidam a transpor as fronteiras arbitrariamente criadas e a transgredir as normas que despotencializam a produção de subjetividades e dos corpos desejantes.
Abstract: According to ABGLTT most transgender people evade schools. The rate is around 73% and in addition to it, an estimated 90% of this population, due to prejudice and discrimination, turn to prostitution for making a living. One of the explanations is that the school is not ready or do not kn ow to "handle" this "difference", suggesting the respect and tolerance as necessary and sufficient measures to prevent evasion. However, proposals for welcoming these people leave intact ways of conceiving naturalized gender and sexuality and do not discuss the female and male standardization processes of the bodies that derive from such processes. Thus, this dissertation intends, through conversations with trans people about their school experiences, to think and to denaturalize the production of gendered and sexualized bodies in order to question the production of an idea of embodied difference in " the different" and point out some ways that schools manufacture these bodies and help to operationalize discourses of difference, thus contributing to the expansion of studies on trans experience in everyday school. Contrary to whatever a structure of academic work considered "traditional" may suggests, this work does not contain a specific chapter on the data produced with the research, that is, the narratives of trans women whom I spoke with. These are brought throughout the text, not to be interpreted in the light of what they may hide between the lines or to be analyzed for the purpose of seeking truth and clear the error, the fake, illusion or the unknown. They operate in the writing of the text from whatever they allow us to think, increasing the thought that is being built. In this perspective, I present an overview of studies of gender, I discuss the production of sexed bodies and the issues surrounding the trans experiences, questioning the discourse over sex, bringing the contributions of queer theory, such as J. Butler's formulations on performativity and gender parodies; I also, question the gendering of bodies in everyday educational practices, aiming some modes of resistance and production of desires that emerges on such contexts of normalization, discrimination and exclusion. This dissertation sought to 'trans-think', to 'think through'; another way of thinking when related to gender, bodies and daily educational practices, pointing out that trans people, even on the edges of the socially legitimate discourses also produced by the school, produce/produced their stories and other ways of life, shaped or not with the dominant patterns, but also invite us to cross borders arbitrarily created and to transgress the rules that weaken the production of subjectivities and desiring bodies.
Palavras-chave: Trans Experience
Gender and Sexuality
Difference
Daily Educational Practices
Experiência trans
Gênero e Sexualidade
Diferença
Práticas Educativas Cotidianas
Transexuais
Identidade de gênero
Homofobia
Sexo - Diferenças (Educação)
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: VIEIRA, Ana Letícia. Por um transpensar os gêneros, os corpos e as práticas educativas cotidianas. 2015. 139 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10673
Data de defesa: 10-Mar-2015
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

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