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Tipo do documento: Dissertação
Título: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos: mapeamento e problematização do conceito de ciência na pesquisa educacional (1944-1971)
Título(s) alternativo(s): Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos: mapping and questioning in the concept of science in educational research (1944-1971)
Autor: Silva, Gabriela Borges 
Primeiro orientador: Leite, Siomara Borba
Primeiro membro da banca: Piccinini, Claudia Lino
Segundo membro da banca: Leite, Miriam Soares
Resumo: Nos primeiros anos em que a pesquisa educacional foi sistematizada, a Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos foi o principal meio de divulgação do campo educacional e um importante instrumento de debate sobre a política em torno da ciência, da pesquisa educacional e da prática educativa. A revista continua sendo um órgão oficial do governo federal e de divulgação das ações de um instituto criado com o objetivo de difundir pesquisas: o Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos (Inep). Naquele primeiro momento o Inep esteve a cargo de dois importantes educadores: Manuel Bergström Lourenço Filho e Anísio Spínola Teixeira, que orientaram o desenvolvimento da pesquisa em educação. Estes personagens se envolveram numa bandeira política e epistemológica e os artigos da revista ressaltavam suas ideias. O objetivo desta dissertação é identificar qual conceito de ciência estava presente quando a pesquisa educacional brasileira antes da criação dos cursos de pós-graduação. Foram selecionados 37 artigos entre os anos de 1944 e 1971. Estes artigos foram analisados com base nas concepções epistemológicas e diante da linha teórica da história dos conceitos. Como resultado desta pesquisa foi verificado que não houve dominância de nenhuma concepção epistemológica, mas a maior parte foi considerada dentro da perspectiva historicista. Diferentemente do que era esperado, nos artigos que trouxeram um panorama sobre pesquisa e ciência, houve opiniões divergentes a dos diretores da revista, mas o pensamento deles é destacado, inclusive, justificando muitas das ações realizadas pelo instituto. Foram observados diversos aspectos associados ao conceito de ciência, entre eles a eleição de prioridades e a ênfase na pesquisa prática, com alguns autores buscando um caráter mais imediatista e metodológico e outros defendendo a prática com embasamento teórico, sob a perspectiva social. Além do empenho para que a produção de pesquisas fosse realizada nas universidades, com o aporte de condições necessárias e da discussão sobre cientificidade da pesquisa educacional. Após 1964, o periódico publicou artigos que abordavam a educação como investimento, inseridas na tendência tecnicista, onde a função da pesquisa seria detectar de que forma otimizar os custos e qual seria a forma de propaganda mais eficaz para aumentar o número de matrículas. Porém, a revista ainda contava com influência de Anísio Teixeira e mesmo durante a ditadura militar realizou críticas às ações de repressão aos institutos e centros de pesquisa. A publicação do pensamento destes pesquisadores na RBEP permitiu que muitas destas questões fossem ampliadas, alcançando um impacto maior na sociedade. A maior parte dos artigos expôs a opinião de cientistas renomados e dos principais funcionários do Inep sobre quais deveriam ser as prioridades da pesquisa educacional em prol do progresso do país. Muitas das reivindicações publicadas se tornaram conquistas mantidas atualmente
Abstract: In the early years in which educational research was systematic, the Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Brazilian Journal Pedagogical Studies) was the main means of disseminating the educational field and an important debate instrument on the politics around science, educational research and educational practice. The magazine remains an official federal government agency and disclosure of actions of an institute created with the aim of spreading research: the National Institute of Pedagogical Studies (Inep). In those first time, Inep was in charge of two important educators: Bergström Manuel Lourenço Filho and Anísio Spínola Teixeira, who guided the development of educational research. These characters was engaged in a political and epistemological flag and the magazine articles highlight their ideas. The aim of this work is to identify which concept of science was present in the Brazilian educational research before the creation of postgraduate courses. We selected 37 articles between the years 1944 and 1971. These articles were analyzed based on the epistemological conceptions and on the theoretical line of the history of concepts. As a result of this research it was found that there was no epistemological dominant design, but most was considered within the historicist perspective. Unlike what was expected, in the articles that brought an overview of research and science, there were differing views, not just of the magazine's directors, but their thinking is highlighted and even justifying many of the actions carried out by the institute. We observed various aspects associated with the concept of science, including the selection of priorities and the emphasis on practical research, with some authors seeking a more immediate character and methodological and others defending the practice with theoretical basis, under the social perspective. In addition to the commitment to the production of research was carried out in universities, with the contribution of necessary conditions and discussion of scientific in educational research. After 1964, the newspaper published articles that addressed education as an investment, entered the excessively technical trend, where the function of the survey would detect how optimize costs and what would be the most effective form of advertising to increase enrollment. However, the magazine also had influence of Teixeira and even during the military dictatorship held criticism of constraint actions to the institutes and research centers. The publication of the thinking of these researchers in RBEP allowed many of these issues were expanded, reaching a greater impact on society. Most of the articles exposed the opinion of renowned scientists and key staff Inep on what should be the priorities of educational research in support of the country's progress. Many of the published claims have become achievements currently held
Palavras-chave: RBEP
Inep
History of Concepts. Science
Educational Research
RBEP
Inep
História dos Conceitos
Educação
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos
Ciência
Pesquisa Educacional
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: SILVA, Gabriela Borges. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos: mapeamento e problematização do conceito de ciência na pesquisa educacional (1944-1971). 2015. 167 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10675
Data de defesa: 24-Ago-2015
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

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