Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10676
Tipo do documento: Dissertação
Título: Relações étnico-raciais no cotidiano escolar: o mesmo e o outro da afrodiáspor
Título(s) alternativo(s): Ethnic-racial relationships at school routine: the same and the other of afrodiaspora
Autor: Silva, Danielle Tudes Pereira 
Primeiro orientador: Passos, Mailsa Carla Pinto
Primeiro membro da banca: Oliveira, Inês Barbosa de
Segundo membro da banca: Silva, Rodrigo Torquato da
Resumo: Para efeito dessa pesquisa, nos concentramos nas experiências vivenciadas na Escola Municipal Mauro Sérgio da Cunha, uma escola situada na periferia de Angra dos Reis (RJ), no bairro Campo Belo. Tomamos aqui a experiência como uma possibilidade de produção de conhecimentos e sentidos sobre a escola e os meninos e meninas que transitam em seu cotidiano, tendo, portanto, uma dimensão formativa. Isso implica que é preciso disposição para ouvir o outro sem a pretensão de transforma-lo em algo diferente. A escolha dessa escola evidencia a impossibilidade de distanciamento da pesquisadora. Sendo moradora do município e do bairro em questão e reivindicando as identidades de professora, mulher, negra e oriunda das classes populares, foi preciso, em alguns momentos, adotar a primeira pessoa do singular, já que não há possibilidade de excluir as implicações pessoais das opções realizadas. As alterações no uso dos pronomes, ora no singular, ora no plural, são tomadas não como falta de rigor, mas como uma expressão da complexidade da pesquisa. Desse modo, propomos discutir nessa dissertação de Mestrado, em diálogo com o cotidiano escolar, se as práticas dos sujeitos que circulam no cotidiano da escola podem se constituir como possibilidades curriculares promotoras de uma educação para a diferença. Nesse contexto, pressupomos que as práticas são constituintes e constituídas à partir de identidades coletivas da afrodiáspora. Ou seja, entre as práticas e as identidades não há uma relação unilateral, tratando-se de um processo de circularidade constante e dinâmica. Logo, as práticas são constituídas pelos processos identitários, ao mesmo tempo em que os modificam incessantemente, sobretudo nos territórios onde crianças e adolescentes tecem suas redes de conhecimentos, estando as mesmas marcadas por estigmas, discriminações e opressões. Consequentemente, como já citado, a questão racial atravessa esse texto, assim como o racismo permeia as relações sociais no Brasil. Em um primeiro movimento, buscamos explicitar o entendimento sobre as opções metodológicas voltadas para a produção de pesquisas com os cotidianos. Estabelecemos, posteriormente, um segundo movimento de discussão voltada para conceitos imprescindíveis, entre eles: colonialismo, diáspora, e raça atravessando a produção de imagens de corpos negros. No terceiro trabalhamos as possibilidades de produção de currículos voltados para a questão da diferença e da identidade a partir das interrogações surgidas das possibilidades de usos de imagens
Abstract: For the purpose of this research project, we focused on our experiences at the Mauro Sérgio da Cunha Municipal School, which is located in the outskirts of Angra dos Reis (RJ), in the Campo Belo district. Here we consider experience as a possibility to produce knowledge and to make sense of the school and of the boys and girls that circulate in its daily life, thus with a formative dimension. This implies that it takes willingness to listen to the other with no claim to transform them into something different from what they are. The choice of this school makes it impossible for the researcher to distance herself from it. For being a resident of the municipality and of the district in question, in addition to being a teacher, a woman, black, and belonging to the popular classes, at times it was necessary to use the first person singular, as it is not possible to exclude personal implications from the choices made. The shifts in the use of pronouns, at times using the singular, at others the plural, should not be viewed as a lack of strictness, rather as an expression of the complexity of the research project. Thus, we propose to discuss this Master's dissertation in dialog with the school routine, as the practices of the subjects circulating in the school's daily activities can be curricular possibilities promoting an education for difference. In this context, we assume that the practices form and are formed based on the collective identities of the Afrodiaspora. In other words, there is not a one-sided relationship between practices and identities. It is a process in constant, dynamic circularity. Thus, the practices are formed by the identity processes, and, at the same time modify them incessantly, especially in territories where children and adolescents weave their knowledge networks and are marked by stigma, discrimination, and oppression. Therefore, as mentioned, the racial issue crisscrosses this text, just as racism pervades social relations in Brazil. First, we tried to explain the understanding of the methodological options aimed at researching daily experiences. We then raised a second discussion focused on essential concepts, among which: Colonialism, diaspora, and race, including the production of images of black bodies. Thirdly, we worked on the possibilities of producing curricula to address questions of difference and identity arising from the possibilities of using images
Palavras-chave: Ethnic and racial relations
Afrodiaspora
School life
Images
Curriculum
Relações Étnico-raciais
Afrodiáspora
Cotidiano Escolar
Educação - Aspectos sociais
Negros - Educação
Imagens
Currículo
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: SILVA, Danielle Tudes Pereira. Relações étnico-raciais no cotidiano escolar: o mesmo e o outro da afrodiáspor. 2015. 133 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10676
Data de defesa: 28-Ago-2015
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Dissert_Danielle Tudes Pereira Silva.pdf5,05 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.