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Tipo do documento: Dissertação
Título: Sem comunicação, há inclusão? Formação de educadores em Comunicação Alternativa para crianças com autismo
Título(s) alternativo(s): Without communication, there inclusion?: Teacher training in Alternative Communication for children with autism
Autor: Olmedo, Patrícia Blasquez 
Primeiro orientador: Walter, Catia Crivelenti de Figueiredo
Primeiro membro da banca: Nunes, Leila Regina D'oliveira de Paula
Segundo membro da banca: Nunes, Débora Regina de Paula
Resumo: A oportunidade de frequentar a escola e compartilhar de vivências próprias da infância e da adolescência para aqueles que apresentam Transtornos do Espectro do Autismo é muito recente no Brasil e ainda constitui-se como um grande desafio para os educadores. Nos sujeitos com autismo, os déficits sociocomunicativos e comportamentais estão presentes desde a infância. Neste sentindo, no âmbito educacional, o espaço da creche constitui-se como um ambiente fundamental para o desenvolvimento dessas crianças. Diante deste contexto, o presente estudo teve como objetivo estruturar, implementar e avaliar um programa de formação de professores e mediadores da educação infantil em comunicação alternativa, especificamente no uso do PECS-Adaptado, destinado à crianças com TEA, não orais ou sem fala funcional, incluídas em uma creche pública e verificar os efeitos deste programa nos participantes em situações interativas. Participaram do estudo quatro professoras, duas mediadoras e três crianças com idades entre três e cinco anos, diagnosticadas com TEA, não orais ou sem fala funcional. Para atender os objetivos propostos, o estudo envolveu um delineamento quase experimental do tipo A-B-C. Os resultados mostraram que através do modelo de consultoria Colaborativa Escolar a implementação do Programa de Formação para Profissionais da Educação Infantil em Comunicação Alternativa para Crianças com Autismo melhorou a interação comunicativa entre os profissionais e as crianças e modificou de forma positiva a prática dos educadores. Além disso, o estudo revelou que para garantir a qualidade e a eficácia da inclusão destas crianças nas creches é necessário uma rede de apoio e, principalmente, formação e ações colaborativas contínuas, com profissionais especializados, no ambiente educacional.
Abstract: The opportunity to attend school and share their own experiences of childhood and adolescence for those with Autism Spectrum Disorders is very recent in Brazil and still constitutes a major challenge for educators. For the individuals with autism, he social communication and behavioral deficits are present are established since infancy. Subsequently, from an educational standpoint, attending nursery becomes a critical component in the child development process, aimed to structure, implement and evaluate a teacher training program and mediators of early childhood education in alternative communication, specifically in the use of PECS-Adapted for children with ASD, non-oral or no functional speech included in a public nursery and see the effects of this program on the participants in interactive situations. The group of individuals participating in this study was formed by four teachers, two mediators, and three children with ages ranging from three to five years diagnosed with ASD, without non-oral or no functional speech. To meet the proposed objectives, the aforementioned study included a type A B C semi experimental delineation. The results indicated that thru the Collaborative Consulting Model used by implementation of the Training Program for Early Childhood Education Providers in Alternative Communication for Children with Autism improved the communications among professionals and patients and positively changed the practice of educators. In addition, the study revealed that in order to ensure the quality and efficiency of the children inclusion and development at nursery, the existence of a collaborative network of support sustained by adequate professionals committed to continued actions is critical to the success of the program.
Palavras-chave: Autism Spectrum Disorders
Teacher Training
Alternative Communication
Transtorno do Espectro do Autismo
Formação de Professores
Comunicação Alternativa
Educação
Professores Formação
Autismo em crianças
Deficientes - Meios de comunicação
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: OLMEDO, Patrícia Blasquez. Sem comunicação, há inclusão? Formação de educadores em Comunicação Alternativa para crianças com autismo. 2015. 204 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10680
Data de defesa: 29-Out-2015
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

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