Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10682
Tipo do documento: Dissertação
Título: Imagens no ensino do tema átomo: Uma proposta no ensino de Química para o 9o ano do ensino fundamental
Título(s) alternativo(s): Images in teaching the atom theme: A proposal on teaching chemistry to ninth grade of elementary school.
Autor: Santos, Gisele Abreu Lira Corrêa dos 
Primeiro orientador: Almeida, Lidiane Aparecida de
Primeiro membro da banca: Ribeiro, Andrea da Silva Marques
Segundo membro da banca: Rezende Filho, Luiz Augusto Coimbra de
Resumo: as contribuições da utilização de imagens no processo de construção de conhecimentos dos conceitos de átomo, analisando a mediação das imagens no processo de ensino-aprendizagem e discutindo o potencial pedagógico do uso da imagem como estratégia de ensino. A metodologia qualitativa fundamentada no sócio interacionismo envolveu duas turmas do 9º ano do ensino fundamental no Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ). Houve a elaboração de um folheto para ser utilizado como material didático intitulado Átomo e a seleção de imagens animadas e vídeos para a exibição através de um projetor multimídia. A partir disso, surgiu a ideia da criação de um blog de imagens com finalidade de disponibilização de informações relacionadas ao ensino de Química, sendo um espaço de divulgação, colaboração e interação para o aprendizado. Para avaliar o método de utilização das imagens no processo de ensino-aprendizagem foram aplicados testes de desenhos e questionários. A observação em sala de aula registrada em diário de campo associada aos dados coletados permitiu constatar que as imagens são ferramentas que auxiliam o processo de construção do conhecimento. As principais contribuições do uso das imagens mediadas nesta pesquisa foram: as ideias construídas pelos alunos próximas aos conceitos consensualmente estabelecidos cientificamente, o incentivo a discussões que aproximaram conceitos científicos de aspectos cotidianos, a valorização do conhecimento preexistente do aluno, o estabelecimento das relações entre conhecimento prévio e conhecimento novo, a maior interação professor-aluno no processo de construção de conhecimento, a redução de obstáculos ao conhecimento científico, os subsídios para uma prática interdisciplinar, a constituição de significados no processo de consolidação de conceitos abstratos e o reconhecimento da relevância na utilização de imagens para a composição da aprendizagem. Nesse contexto, verificou-se a validade do uso das imagens como estratégia pedagógica devido às modificações favoráveis por estas provocadas no processo de ensino-aprendizagem. Pode-se perceber a importância da mediação planejada e a participação ativa do aluno no processo de construção e reconstrução de conhecimentos em sala de aula.
Abstract: The utilization of the image in pedagogical practice of chemistry discipline in elementary school is the study object of this thesis. This research aimed to verify the contributions of the utilization of images in the process construction of knowledge of the atom concepts, analyzing mediation of images in the teaching-learning process and discussing the educational potential of the use of the image as a teaching strategy. The qualitative methodology based on the interactionism partner involved two groups of 9th grade of elementary school in the Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ). There has been the development of a brochure to be used as teaching material titled "Átomo" and the selection of animated images and videos for display through a multimedia projector. From this arose the idea of creating a blog focusing on images with the purpose of providing information related to chemistry teaching, being a divulgation space, collaboration and interaction for learning. To evaluate the method of use of the images in the teaching-learning process were applied tests designs and questionnaires. The observation in the classroom recorded in field diary associated with the collected data allowed to verify that the images are tools that assist the process of knowledge construction. The main contributions of the use of mediated images in this research were: the ideas built by students coming to the concepts consensually scientifically established, the incentive to the discussions that bring scientific concepts to everyday aspects, the valuation of the pre-existing knowledge of the student, the establishment of relationships between prior knowledge and new knowledge, the biggest teacher-student interaction in the knowledge building process, reducing obstacles to scientific knowledge, subsidies for interdisciplinary practice, the constitution of meanings in consolidation of abstract concepts and the recognition of the relevance in the use of images for learning composition. In this context, it was verified the validity of the use of images as a pedagogical strategy due to favorable changes caused by these in the teaching-learning process. One can perceive the importance of the planned mediation and active student participation in the process of construction and reconstruction of knowledge in the classroom.
Palavras-chave: Chemistry Teaching
Image
Mediation
Ensino de Química
Imagem
Mediação
Química estudo e ensino
Átomos
Imagem aspectos educacionais
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: SANTOS, Gisele Abreu Lira Corrêa dos. Imagens no ensino do tema átomo: Uma proposta no ensino de Química para o 9o ano do ensino fundamental. 2016. 105 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10682
Data de defesa: 14-Mar-2016
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Dissert_Gisele Abreu Lira Correa dos Santos.pdf8,92 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.