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Tipo do documento: Dissertação
Título: Panorama de política pública federal de integração entre escolas públicas e TIC: estudos sobre ProInfo, Prouca, PBLE
Título(s) alternativo(s): Panorama of federal public policy of integration between public schools and ICT: studies about ProInfo, Prouca and PBLE
Autor: Cerqueira, Luis Alberto Menezes 
Primeiro orientador: Paiva, Jane
Primeiro membro da banca: Santos, Edméa Oliveira dos
Segundo membro da banca: Ferreira, Giselle Martins dos Santos
Resumo: A partir de 1997 o governo brasileiro intensificou a política de integração entre TIC e escolas públicas. Os programas ProInfo, Prouca e PBLE são representantes principais desta política. Quase duas décadas se passaram e, com o objetivo principal de criar um panorama que identificasse características desta política pública surgiu este trabalho. Trata-se de um estudo teórico, orientado pela análise [política] dos discursos e análise documental. Para isso, foram investigados: 1) marcos regulatórios dos Programas; 2) relatórios avaliativos, oriundos de instituições públicas e mistas que objetivaram avaliar o funcionamento dos Programas e aspectos da sociedade brasileira que os tangenciam; 3) dissertações e teses em que os Programas são objeto central de análise. Para subsidiar a reflexão do panorama, desenvolveu- se perspectiva conceitual para o entendimento de tecnologia, tecnologia educacional e TIC. O pensamento de autores que estudam temas como pobreza e desenvolvimento; pedagogia enquanto política cultura; e juventude diante do cenário tecnológico atual auxiliaram as reflexões empreendidas. Como objetivo secundário neste trabalho, foi desenvolvido um site para tornar acessível, de maneira livre e ser referência interativa e organizada de materiais que constituíram a base de dados da pesquisa. Dos resultados e reflexões desenvolvidos, pode-se destacar que a política pública brasileira para a integração de tecnologias e escolas públicas deve: seguir ampliando a disponibilidade de recursos em tecnologia digital, visto que quantidade significativa de escolas brasileiras ainda dispõem de qualquer recurso; ampliar e legitimar a participação da comunidade aos serviços oferecidos pelos Programas; fortalecer o campo de compreensão conceitual da tecnologia educacional, ao mesmo tempo que envida esforços para a informatização das escolas. A pesquisa orientou-se pela perspectiva social de colaborar para a gestão democrática das políticas públicas de inclusão digital e fortalecimento de reflexões sobre a relação entre tecnologias e educação
Abstract: Since 1997 the Brazilian government has intensified the policy of integration between ICT and public schools. The ProInfo programs, Prouca and PBLE are the main representatives of this policy. Nearly two decades have passed, and with the main objective of creating a panorama that identified public policy characteristics of integration between ICT and public schools in Brazil did this job. This is a theoretical study, guided by political discourse analysis and document analysis. For so they were investigated: 1) regulatory frameworks of Programs; 2) evaluative reports, coming from Public enterprises and institutions aimed at evaluating the operation of programs and aspects of society Brazilian that the tangent; 3) dissertations and theses Programs that are central object of analysis. For subsidize the panorama reflection, developed conceptual perspective for understanding technology, educational technology and ICT. The thought of authors who study topics such as poverty and development; pedagogy as a political culture; and youth before the current technological scenario They helped the reflections undertaken. With the objective secondary in this work, it developed a website to make accessible, free way and be a reference interactive and organized materials that formed the basic research data. The results and eflections developed, it can be noted that public policy Brazilian to integrate technologies and schools public should: further expand the availability of digital technology resources, as much significant Brazilian schools still have any resource; expand and legitimize the participation of community services offered by the programs; strengthen conceptual understanding of the field of technology educational, while endeavoring to computerization of schools. The research was guided by social perspective contribute to the democratic management public policies of digital inclusion and strengthening of reflections on the relationship between technology and education
Palavras-chave: Educational technology
ICT
Public policy
ProInfo
Prouca
PBLE
Tecnologia educacional
TIC
Política pública
ProInfo
Prouca
PBLE
Educação Efeito das inovações tecnológicas
Tecnologia da informação
Programa Nacional de Tecnologia Educacional
Programa Um Computador por Aluno
Programa Banda Larga nas Escolas
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: CERQUEIRA, Luis Alberto Menezes. Panorama de política pública federal de integração entre escolas públicas e TIC: estudos sobre ProInfo, Prouca, PBLE. 2016. 120 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10683
Data de defesa: 25-Fev-2016
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

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