Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10684
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Uma questão de (auto) educação: um estudo de Cecosesola, uma escola que não é uma escola |
Título(s) alternativo(s): | Um assunto de (auto) educación: um estúdio de Cecosesola, uma escuela que no es uma escuela |
Autor: | Correa, Ana Corina Salas ![]() |
Primeiro orientador: | Kohan, Walter Omar |
Primeiro membro da banca: | Soares, Maria da Conceição Silva |
Segundo membro da banca: | Durán, Maximiliano Lionel |
Terceiro membro da banca: | Ribetto, Anelice Astrid |
Resumo: | Estas páginas surgem do interesse que temos e atenção que damos à vida compartilhada, de nossa exposição a espaços e tempos nos quais pessoas reconhecem-se pensando e nos convidam a pensar juntos. Como o Núcleo de Estudos de Filosofias e Infâncias- NEFI e o seu projeto de extensão universitária: Em Caxias, a filosofia en-caixa?, essa dissertação, na qual escrevemos o que pensamos e/ou pensamos o que escrevemos, se gesta nesse contexto. 'O que faz uma escola ser uma escola?' é a pergunta que movimenta nosso pensamento. Pergunta que fizemos e pensamos somente ao ler o livro Em defesa da escola. Uma questão pública (2013) de Jan Masschelein e Maarten Simons. Estudando o que os autores propõem caracterizar como o escolar, tive a sensação de que talvez aquilo que considerava as minhas escolas (as instituições escolares nas quais estudei) não eram (as minhas) escolas e que a Cecosesola, um organismo de integração cooperativo venezuelano que não é uma instituição escolar, tinha sido de fato a minha escola (ou melhor, uma das minhas escolas). Assim, nos dedicamos a continuar pensando a escola a partir de outra pergunta: Por que e de que forma o escolar se mostra em espaços a princípio não escolares como Cecosesola? Considerando com Masschelein e Simons (2014) que existem duas tradições de pesquisa. A primeira que assume a produção de conhecimento como caminho para aceder à verdade: caminho vinculado à tradição da filosofia "crítica dominante", que seria aquela que impera na universidade. E a segunda que se propõe a aceder ao conhecimento a través do cuidado de si, a qual é parte da tradição "ascética" da filosofia. Tentamos desenvolver esta pesquisa de acordo com a segunda tradição, a do cuidado de si, também trabalhada por Masschelein e Simons -autores referenciais desta dissertação |
Abstract: | Estas páginas surgen del interés que tenemos y la atención que le damos a la vida compartida, de nuestra exposición a espacios y tiempos en los cuales personas se reconocen pensado y nos invitan a pensar junto a ellas. Como el Núcleo de Estudos de Filosofias e Infâncias- NEFI y su proyecto de extensión universitaria EmCaxias, a filosofia en-caixa?Esta disertación en la cual escribimos lo que pensamos y/o pensamos lo que escribimos, se gesta en ese contexto. '¿Qué hace una escuela ser una escuela?' Es una pregunta que mueve nuestro pensamiento. Pregunta que nos hicimos por primera vez cuando leímos el libro Em defesa da escola. Umaquestão pública deJanMasschelein e Maarten Simons (2013). Estudiando lo que ellos proponen caracteriza la escuela, tuve la sensación de que tal vez mis escuelas (las instituciones escolares en las cuales estudie) no eran (mis) escuelas. Y que Cecosesola, un organismo de integración cooperativo venezolano, que no es una institución escolar, había sido para mi sorpresa- mi escuela (o mejor, una de mis escuelas). Así nos dedicamos a continuar pensando la escuela, a partir de la pregunta: ¿Por qué y de qué forma, lo escolar se muestra en espacios en principio no escolares como Cecosesola?Considerando con Masschelein e Simons (2014) que existen dos tradiciones de investigación. La primera que asume la producción de conocimiento como camino para acceder a la verdad: camino vinculado a la tradición "crítica dominante", que sería aquella que impera en la universidad. Y la segunda que se propone acceder al conocimiento a través del cuidado de si, dentro de la tradición "ascética" de la filosofía. Intentamos desarrollar esta investigación de acuerdo con la segunda tradición, la del cuidado de si, también trabajada por Masschelein y Simons; autores referenciales de esta tesis. |
Palavras-chave: | Educación Escuela Cecosesola Jan Masschelein Maarten Simons Cecosesola Jan Masschelein Maarten Simons Educação Escola Masschelein, Jan Simons, Maarten |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10684 |
Data de defesa: | 22-Mar-2016 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Dissert_Ana Corina.pdf | 1,28 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.