Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10685
Tipo do documento: Dissertação
Título: Formação docente para a infância: o legado pedagógico da professora Heloisa Marinho
Título(s) alternativo(s): Teacher training for childhood: the pedagogical legacy od Heloisa Marinho
Autor: Reis, Ana Claudia Carmo dos 
Primeiro orientador: Aquino, Ligia Maria Motta Lima Leão de
Primeiro membro da banca: Vasconcellos, Tânia de
Segundo membro da banca: Werner Junior, Jairo
Resumo: Nos arquivos pessoais da professora Heloisa Marinho (1903-1994), localizados no Instituto de Pesquisa Heloisa Marinho (IPHEM), é possível encontrar documentos/monumentos que permitem pensar como era a formação de professoras da pré- escola na primeira metade do século XX. O pioneirismo nas ações desta educadora fica evidente na análise de sua trajetória profissional, em especial, na formação de professoras no Instituto de Educação do Rio de Janeiro (IERJ), de 1934 a 1978, no qual foi responsável pela criação do curso de Especialização em Educação Pré-Primária (1949). A pesquisa se propõe a investigar os processos formativos a partir dos relatórios das alunas do curso de Especialização em Educação Pré-primário coordenado pela professora Heloisa Marinho. Entre os documentos pesquisados, destacam-se 30 relatórios datados do período de 1958 a 1964 e o Programa do Curso de Especialização. A abordagem metodológica escolhida para esta pesquisa foi a qualitativa, utilizando orientações da análise de conteúdo. Ao eleger neste estudo os relatórios como objeto de pesquisa, busca-se pensar e revisitar concepções e práticas educativas referentes à formação de professoras para a pequena infância, e o lugar socioeducativo que a criança ocupava no período. Os desdobramentos da pesquisa evidenciam o ideário deixado pela professora Heloisa Marinho e o quanto essa educadora deixou marcas e influências teórico-práticas na educação para a pequena infância e na formação de professoras, ainda presentes nos dias atuais
Abstract: In professor Heloisa Marinho's personal files (1903-1994), located at Instituto de Pesquisa Heloisa Marinho/IPHEM, is possible to find documents/monuments that allow to think how was the preschool teacher formation in the first half of XX century. The pioneering in the actions of this educator is evident in the analysis of her professional trajectory, especially, in the Rio de Janeiro's Institute of Education/RJ teacher's formation, from 1934 to 1978 , in which was responsible for the creation of the pre-primary specialization course (1949). The research intends to investigate the formation processes starting from the student's reports of the pre-primary specialization course which was coordinated by the professor Heloisa Marinho. Among the researched documents, stands out 30 reports dated from the period 1958 to 1964 and the Specialization course program. The methodological approach chosen for this research was the qualitative research, using the orientations of the analysis of content. When was elected, in this study, the reports as the research object, was looking to think and revisit conceptions and educational practices related to education for early child teachers, and the socio-educative place that the child occupies in the time. The research's developments evidence that the ideas left by professor Heloisa Marinho, and how much this educator left marks and theoretical and practical influences in early childhood education and in teacher's education, still present nowadays
Palavras-chave: Teacher s education
Child education
Document
Formação de professores
Educação infantil
Documento
Educação
Professores Formação
Educação de crianças
Documentos
Marinho, Heloisa, 1903-1994
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: REIS, Ana Claudia Carmo dos. Formação docente para a infância: o legado pedagógico da professora Heloisa Marinho. 2014. 115 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10685
Data de defesa: 29-Ago-2014
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Dissert_Ana Claudia Carmo dos Reis.pdf3,43 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.