Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10686
Tipo do documento: Dissertação
Título: Juventudes e experiências estéticas: artes de dizer se em uma escola de Arte e Tecnologia
Título(s) alternativo(s): Youths and aesthetic experiences: ways to tell if a school of Art and Technology
Autor: Gonçalves, Roberta de Jesus Fernandes 
Primeiro orientador: Oswald, Maria Luiza Magalhães Bastos
Primeiro membro da banca: Leite, Miriam Soares
Segundo membro da banca: Silva, Virgínia de Oliveira
Resumo: Esta pesquisa se propõe a investigar os modos com que jovens das camadas populares dizem de si na escola de Arte e Tecnologia Oi Kabum! . A produção audiovisual, como uma forma de escrever o mundo (JOBIM E SOUZA & SALGADO, 2008), é considerada nesta pesquisa um tipo de representatividade performática e teatralizada (SIBILIA, 2014) dos jovens, distante dos modelos estigmatizados que os associam aos problemas sociais. Mediante a necessidade de se estudar a condição juvenil relativo aos processos históricos e às estruturas sócio-econômicas, autores como Pais (1990; 2003; 2005), Maffesoli (2006, 2007 e 2010), Dayrell (2003), Carrano (2001; 2009), entre outros, apontam a importância de se analisar as trajetórias juvenis a partir de um olhar microssociológico, ou de um olhar para o cotidiano, buscando, assim, fazer do campo um lugar de descobertas e não de meras constatações. Este estudo apresenta performances e experiências estéticas de jovens expressas nos vídeos que produziram, bem como nas pequenas práticas cotidianas e nas conversas que tivemos. Algumas histórias de vida dos sujeitos pesquisados demonstram uma realidade de exclusão social. Contudo, ao mesmo tempo, esses jovens expressam-se por diferentes meios e linguagens, transgredindo o dito, o formal e o normativo a partir de estéticas juvenis contemporâneas. Sejam nas narrativas orais, imagéticas, audiovisuais ou traçadas pelo jet que picha o muro, esses jovens fabricam diferentes modos de dizer de si e de narrar suas trajetórias biográficas
Abstract: This research proposes itself to investigate the ways that young people of the lower classes tell of themselves in the School of Art and Technology "Oi Kabum!". The audiovisual production, as a way to write the world (JOBIM E SOUZA & SALGADO, 2008), is considered in this research a type of performative and theatrical representation (SIBILIA, 2014) of young people, far from the stigmatized models that associate them to the social problems. In front of the need to study the youthful condition related to the historical processes and socio-economic structures, authors such as Pais (1990; 2003; 2005), Maffesoli (2006, 2007 and 2010), Dayrell (2003), Carrano (2001; 2009 ), among others, point to the importance of analyzing the young trajectories from a microsociological look, or from a daily look, seeking, therefore, to make the field a place of discovery and not findings. This study presents performances and esthetical experiences of young people expressed in the videos that they produce, as well as in small daily practices and the conversations we had. Some life stories of the subjects surveyed show a reality of social exclusion. However, at the same time, these young people express themselves by different ways and languages, transgressing the said, the formal and the normative from contemporary youth aesthetic. If in oral, imagery, audio-visual or drawn by the jet that dick the wall narratives, these young people produce different ways of saying about themselves and to narrate their biographical trajectories
Palavras-chave: Youth
Education
Esthetical experiences
Juventude
Educação
Experiências estéticas
Educação Brasil
Juventude Brasil
Estética
Arte
Tecnologia
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: GONÇALVES, Roberta de Jesus Fernandes. Juventudes e experiências estéticas: artes de dizer se em uma escola de Arte e Tecnologia. 2015. 156 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10686
Data de defesa: 19-Mar-2015
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Dissert_Roberta SouzaL.pdf4,87 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.