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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10687
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Agueré: caminhos de transbordamento na afro-diáspora |
Título(s) alternativo(s): | Agueré: Overflowing paths in african - diaspora |
Autor: | Sanfilippo, Lucio Bernard ![]() |
Primeiro orientador: | Passos, Mailsa Carla Pinto |
Primeiro membro da banca: | Caputo, Stela Guedes |
Segundo membro da banca: | Teixeira Junior, José Carlos |
Resumo: | A presente dissertação tem como proposta percorrer os caminhos de transbordamento do Agueré, complexo cultural que é festa, música, toque, dança, canto. Entende-se, aqui, por transbordamento, aquilo que não pode mais ser contido, tamanha sua grandeza, riqueza e beleza, transbordando, assim, e irrigando novos territórios, fazendo brotarem manifestações outras. Com isso, conhecer os sujeitos desses transbordamentos e suas narrativas, trazer suas vivências e seus modos de produzir conhecimentos. Os caminhos de transbordamento do Agueré nos permitem vislumbrar processos outros de tessitura de saberes invisibilizados pelos poderes hegemônicos ao longo dos espaços e tempos. Esses processos estão nos terreiros religiosos e transbordam por intermédio dos corpos e suas memórias corporais culturais ancestrais, revelando a interação dos sentidos, envolvendo cheiros, sabores, texturas, cores, sons e tantas outras nuances. Assim, podemos enriquecer os debates acerca da educação nos espaços, e contemplar manifestações populares que desestabilizam a ordem dominante difundida no contexto colonial |
Abstract: | The present study proposed to follow the pathways of the Agueré overflow. This cultural complex is composed by music, beat and rhythm, singing and dancing. Here, the overflow is understood as something that cannot to be restrained due to it greatness, richness and beauty. Such overflow irrigates new lands favoring the emergence of new cultural manifestations. For this purpose, the subjects of the Agueré overflow and their narratives were studied to know their experiences and their ways of knowledge production. It allowed us to recognize other processes of knowledge construction, which became invisible by the hegemonic powers, over time and space. Such processes exists in Afrobrazilian religious temples (named terreiros) and their overflow is mediated by their bodies and ancestral cultural body memories, showing the interaction of senses, smells, tastes, textures, colors, sounds and many others nuances. Afterward, these achieved opened the door to discuss the education comparing formal and not formal spaces, and specifically how popular manifestations can destabilize the dominant order diffused since colonial age in Brazil |
Palavras-chave: | Agueré Popular cultures Educational networks Body Agueré Redes educativas Corpo Educação Candomblé Cultura popular Movimento |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::SOCIOLOGIA DA EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | SANFILIPPO, Lucio Bernard. Agueré: caminhos de transbordamento na afro-diáspora. 2016. 117 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10687 |
Data de defesa: | 25-Ago-2016 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
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Arquivo | Tamanho | Formato | |
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