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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10689
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Os cotidianos e as redes educativas no pensar a ausência de escolas nos registros cinematográficos de western americano |
Título(s) alternativo(s): | The quotidian and educational networks think the absence of schools in the westerns movies |
Autor: | Rocha, Sonia Maria Santos Pereira da |
Primeiro orientador: | Alves, Nilda Guimarães |
Primeiro membro da banca: | Ferraço, Carlos Eduardo |
Segundo membro da banca: | Andrade, Nivea Maria da Silva |
Resumo: | O trabalho em questão é fruto de uma pesquisa que veio da curiosidade do grupo de pesquisas Currículos, redes educativas e imagens do Laboratório de Educação e Imagem da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, e se propôs a responder a pergunta: Por quê as escolas não aparecem nos filmes de Westerns? O percurso da pesquisa passou por diversos territórios. O da História dos Estados Unidos com os historiadores Susan-Mary Grant (2014) e Leandro Karnal (2015); o da literatura e relato de viagens com Dee Brown (2014) e Tocqueville (2010) ; o da História do cinema com profissionais do ramo, como: Philip Kemp (2011), Mark Cousins (2013) e André Bazin (2014). Já no espaço acadêmico a pesquisa contou com Walter Benjamim (2012), Deleuze e Guatarri (1992), Marc ferro (1995), Boaventura de Sousa Santos (2010) e Alves (2008). No que diz respeito aos filmes, foram pesquisados um total de noventa filmes garimpados e assistidos entre um montante total de cento e sessenta e dois, sendo nove os selecionados para análise. A abordagem do trabalho abrange a sua pertinência em relação à pesquisa-mãe do grupo já citado, intitulada: Redes educativas, fluxos culturais e trabalho docente o caso do cinema, suas imagens e sons ; o epistemicídio indígena americano sob o ponto de vista histórico e filmográfico através dos cineastas escolhidos, a saber: Henry King e Irving Cumming (1939), David Miller e Frank Borzage (1941), John Ford (1946/1950/1956/1962) e Anthony Mann (1952). Expandindo essa rede de conhecimentossignificações fui, ainda, até o poder de impactação do cinema sobre a percepção do espectador com Benjamim (2012). Dentro dessa perspectiva o uso (CERTEAU, 2013) que fiz dos filmes nessa pesquisa, seguem as premissas Deleuzianas de personagens conceituais conceito também analisado no trabalho. Em suma, a pesquisa sinteticamente, se resume a um trabalho com filmes misturando-os com tudo o que não é filme História, Filosofia e Educação - mas que fazem parte do contexto e constituição das películas e que serviram para produzir conhecimento sobre a questão da ausência de escolas nos filmes de westerns americanos. Dessa forma a pesquisa em questão serviu para mais do que responder a pergunta que deu início a sua saga. Serviu para chamar atenção para o cinema como instrumento de produção de conhecimento científico |
Abstract: | The work in question is the result of a search that came from curiosity of the research group Curriculum, educational networks and images of the images laboratory of the educational college of the Rio de Janeiro State University, This research aims to answer the question: Why schools don t appear in westerns movies? The research way went through several areas: U. S History, with Susan-Mary Grabt (2014) and Leandro karnal (2015); the literature and the travel accounts with Dee Brown (2014) and Tocqueville (2010); the History of the cinema with that industry professionals like Philip Kemp (2011), Mark Cousins (2013) and André Bazin (2014). In academic field these research included Walter Benjamin (2012), Deleuze e Guatarri (1992), Marc Ferro (1995), Boaventura de Sousa Santos (2010) e Nilda Alves (2008). With respect movies, was watched a total of the ninety movies between a general amount of one hundred sixty-two films. They were selected for analysis nine of them. The work approach is inside the issues of the major search project, intitled: Networking educational, cultural flows and teaching - the case of films, images in it and sounds ; American indian epistemicide under the historical and filmografic views through the chosem filmmakers, are they: Henry King and Irving Cummings (1939); David Miller and Frank Borzage (1941). John Ford (1946/1950/1956/1962) and Antony Mann (1952). Expanding the network of knowledge meannings, I talked about the power of the cinema on the human perceptions with Benjamim (2012). Within this perspective, the use that I made In this work, is second Certeau (2013) theories, and I follow the Deleuze logic about conceptual assumptions this concept analized at work Finally, the research is summarized in the work with movies mixing with what don t movies History, Philisophy and Education but that are part of the context that served to produce film, and today, serve us to respond the research question. These research, actually, serves to pay attention to cinema like an instrument and the possibility in use it, for the production scientific knowledge |
Palavras-chave: | Education History Quotidian Cotidianos Educação Cinema Filosofia Historia |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | ROCHA, Sonia Maria Santos Pereira da. Os cotidianos e as redes educativas no pensar a ausência de escolas nos registros cinematográficos de western americano. 2016. 117 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10689 |
Data de defesa: | 26-Jul-2016 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
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