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Tipo do documento: Dissertação
Título: Um currículo mínimo e os professores de Geografia: perspectivas docentes para uma política de currículo
Título(s) alternativo(s): A minimum curriculum and the Geography teachers: teaching perspectives for a curriculum policy
Autor: Rodrigues, Phelipe Florez 
Primeiro orientador: Frangella, Rita de Cassia Prazeres
Primeiro membro da banca: Lopes, Jader Janer Moreira
Segundo membro da banca: Lopes, Alice Casimiro
Resumo: O presente trabalho se constitui em uma investigação sobre a atual política curricular da secretaria de educação do Estado do Rio de Janeiro com foco nos sentidos produzidos para o currículo e a matriz de Geografia. Proponho de forma específica, através da utilização da categoria hibridismo, compreender como os professores de Geografia produzem suas ações políticas no ambiente escolar a partir do diálogo de suas práticas com a matriz curricular em análise. Apoio-me em uma perspectiva discursiva como aporte teórico para pensar a produção política curricular como uma dinâmica contingencial de produção de sentidos e espaço de escape para a produção de ações híbridas. Situo a perspectiva de currículo defendida nesta pesquisa a partir do diálogo com Lopes e Macedo (2011) interpretando currículo como algo produzido a partir de articulações discursivas. Tendo este balizamento teórico acerca de uma concepção de currículo, proponho uma abordagem do objeto com a intenção de compreender com qual perspectiva de currículo a secretaria de educação se valeu para produzir o documento, denominado currículo mínimo. Neste sentido, problematizo a proposta curricular em três frentes; as estratégias político- discursivas adotadas pela SEEDUC-RJ, sobretudo, a partir da leitura do significante mínimo que acompanha a palavra currículo o interpretando como significante flutuante (Laclau, 2011); a estrutura curricular desenvolvida em competências e habilidades e a forma como a disciplina Geografia foi organizada e pensada. Busco o diálogo com os estudos de Stephan Ball para pensar a dinâmica da política curricular em um movimento cíclico, sem primazia de um contexto de produção sobre o outro, e com isso propondo uma leitura de desenvolvimento político refutando a lógica da implementação. Após a análise de documentos e do que se divulgou em portarias e notas na imprensa, volto meus esforços ao campo, para que a partir do diálogo com os professores de Geografia, a compreensão de um momento de produção de sentidos se faça. Busco nesta articulação, um meio para entender como os professores de Geografia direcionaram suas práticas em diálogo com a matriz curricular em análise. Para tal, utilizo entrevistas semiestruturadas como forma de diálogo e compreensão de um momento do discurso docente. Concluo apontando que embora, o currículo mínimo se potencializou na rede como uma política de centralidade curricular pontuada em um sentido de qualidade atrelada a medições quantitativas do que se ensina, os docentes entrevistados neste trabalho não se furtaram em negociar no espaço curricular, produzindo efeitos híbridos com diferentes níveis de aderência em relação ao que se pensou pela secretaria de educação.
Abstract: This paper is an investigation about the current curriculum policy carried forward by the Rio de Janeiro Department of Education, focusing on the directions given to the Geography curriculum and matrix. Specifically, I propose, by utilizing a hybrid method, to understand how Geography teachers carry out their political actions in the school environment, in contrasting the dialogue of their practice with the curricular matrix at hand. I am supported by a discursive perspective as theoretical foundation, in order to reflect upon the curricular political production, as a contingent dynamic of meaning production and as an escape space for the production of hybrid actions. The curriculum perspective defended in this research can be traced back to the dialogue with Lopes e Macedo (2011), and interprets the curriculum as something produced out of discursive articulations. With this theoretical framework about a curriculum conception in mind, I propose approaching the subject with the goal of pinpointing which curricular perspective the Department of Education drew upon in order to produce the so-called official minimum curriculum document. In this sense, I broke down the proposed curriculum into three areas: discursive-political strategies adopted by the Department of Education, mainly from the meaning of the word curriculum as a floating concept (Laclau, 2011); the curricular structure developed upon different knowledge areas and skills; and the way Geography as a discipline has been reflected upon. I have sought to dialogue with the writings of Stephan Ball to reflect upon the dynamics of curricular policy in cyclical motion, without prioritizing one production context over another, and thus proposing a method of political development which refutes the logic of implementation. Upon analyzing documents and what has been published by the government and the press, I turn my efforts to the field, in an attempt to understand a snapshot of the production of senses, from the dialogue with Geography teachers. In this effort, I seek the means to understand how Geography teachers direct their practice in dialoguing with the curricular matrix at hand. To that end, I utilize semi-structured interviews as a way of dialogue and understanding a snapshot of the teaching discourse. I conclude by pointing out that, even though the minimum curriculum has been touted as a central curricular policy based on standards of quality attached to quantitative measurements of what is taught, the teachers interviewed in this work have all, to some degree, found some compromise in the curricular space, producing hybrid outcomes with different levels of adherence to what has been developed by the Department of Education
Palavras-chave: Curriculum
Geography
Policy
Discourse
Currículo
Educação
Geografia
Política
Discurso
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: RODRIGUES, Phelipe Florez. Um currículo mínimo e os professores de Geografia: perspectivas docentes para uma política de currículo. 2016. 123 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10690
Data de defesa: 4-Jul-2016
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

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