Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10692
Tipo do documento: Dissertação
Título: Memórias de Erico Veríssimo: primeiras leituras ao Solo de Clarineta (1912-1922)
Autor: Carvalho, Michele Ribeiro de 
Primeiro orientador: Silva, Marcia Cabral da
Primeiro membro da banca: Mignot, Ana Chrystina Venancio
Segundo membro da banca: Costa, Patrícia Coelho da
Terceiro membro da banca: Silva, Alexandra Lima da
Quarto membro da banca: Corsino, Patricia
Resumo: A presente pesquisa resulta de um estudo de caráter histórico e que procura pistas que possam contribuir para o entendimento sobre as primeiras experiências de leitura do escritor Erico Veríssimo, quando criança na cidade de Cruz Alta, no interior do Rio Grande do Sul (Brasil), nas primeiras décadas do século XX, entre os anos de 1912 a 1922. Tal período se justifica por ser 1912 o ano em que o menino Erico foi matriculado na escola da cidade e continuou a escolarização até 1922, quando saiu do Colégio Cruzeiro do Sul, em Porto Alegre, sem finalizar o curso. Examinando a obra autobiográfica Solo de Clarineta, dividida em dois volumes e publicada em 1975 e 1976, encontramos relatos do escritor acerca de memórias de suas experiências com os livros no Colégio Elementar Venâncio Aires e na Aula Mista Particular de Dona Margarida Pardelhas, além dos pertencentes ao escritório paterno, que fornecem elementos que nos possibilitem a compreensão da formação do leitor criança no Brasil da época assinalada. Em um primeiro momento, ressaltam-se os relatos da memória como possível campo de estudo para a História da Educação, com contribuições da produção de John Kotre e reflexões do próprio Veríssimo acerca da confiabilidade de tais lembranças. Destacamos, em continuidade ao estudo, o papel dos mediadores de leitura familiares e escolares e as diferentes possibilidades que a leitura proporciona àquele que lê. Ademais, a leitura foi pensada como forma de prazer e de resistência. A realização desta pesquisa foi possibilitada por conhecimentos advindos da história da leitura e história da educação
Abstract: This research is the result of a historical study and search for clues that can contribute to the understanding of early reading experiences of the writer Erico Veríssimo, as a child in the city of Cruz Alta, In the countyside of Rio Grande do Sul (Brazil), during the first decades of the twentieth century, between the years 1912 to 1922. This period is justified for 1912 being the year in which the boy Érico was enrolled at the city school and continued studying until 1922, when he left the school Colégio Cruzeiro do Sul, in Porto Alegre, without finishing the course. Examining the autobiographical work Solo of Clarinet, divided in two volumes and published in 1975 and 1976, we find the writer's stories about memories of his experience with books at school Colégio Elementar Venâncio Aires and the private joint class of Mrs. Margarida Pardelhas, in addition to those belonging to his father's office, which provide elements that allow us to understand the training of young readers in Brazil at the marked time. At first, we emphasize the memory reports as a possible field of study for the History of Education, with contributions of the work of John Kotre and the reflections of Veríssimo himself about the reliability of such memories. We point out, continuing the study, the role of family and school reading mediators ans the different possibilities that the reading provides to the reader. Furthermore, the reading was conceived as means of pleasure and endurance. This research was made possible by Knowledge derived from history of reading and history of education
Palavras-chave: History of reading
Mediators
Erico Veríssimo
História da Leitura
Mediadores
Erico Veríssimo
Educação
Leitura
Veríssimo, Érico, 1905-1975
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::HISTORIA DA EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: CARVALHO, Michele Ribeiro de. Memórias de Erico Veríssimo: primeiras leituras ao Solo de Clarineta (1912-1922). 2016. 170 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10692
Data de defesa: 28-Mar-2016
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Dissert_Michele Ribeiro de Carvalho.pdf3,71 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.