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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10694
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | A primeira cousa que se dever ler depois das escritpturas : a dimensão pedagógica de O Jornal Baptista (1901-1905) |
Título(s) alternativo(s): | "The first thing that must be read after the scriptures: the extent pedagogical of O Jornal Baptista (1901-1095) |
Autor: | Pereira, Jonathan Douglas |
Primeiro orientador: | Silva, Marcia Cabral da |
Primeiro membro da banca: | Gondra, José Gonçalves |
Segundo membro da banca: | Schueler, Alessandra Frota Martinez de |
Terceiro membro da banca: | Rangel, Sonia de Oliveira Camara |
Quarto membro da banca: | Bonato, Nailda Marinho da Costa |
Resumo: | Esta dissertação se insere no campo da História da Educação e tem como recorte histórico o período de 1901 a 1905. O objetivo desse trabalho é fazer uma análise dos exemplares de O Jornal Baptista buscando compreender sua dimensão educativa a partir das representações que construiu discursivamente sobre a realidade social, moral e religiosa do país, bem como a representação do coletivo religioso protestante batista, isto é, a representação que permitiu elaborar uma identidade do grupo religioso. Esses são os dois eixos de análise que buscam direcionar a pesquisa. A abordagem feita sobre O Jornal Batista, na pesquisa aqui apresentada, leva em consideração características que podem ser vistas nos impressos: seu poder coercitivo de classificar, nomear, definir, de construir uma imagem identitária de um grupo ou indivíduo a partir de representações. A principal escolha da análise desses documentos fundamenta-se no fato de entendermos que a educação não se reduz ao espaço escolar. Nesse sentido, pode-se apreender a dimensão pedagógico dessas práticas as quais têm a finalidade de transmitir, convencer, estabelece novos comportamentos. Para esse fim, os protestantes e, em especial os batistas, desejaram fazer com que seu discurso fosse compreendido, aceito e experienciado a partir dos discursos de O Jornal Baptista. Portanto, neste texto, o periódico batista é considerado objeto e fonte privilegiada de análise |
Abstract: | This study covers History of Education and focuses on the period between 1901 and 1905. The objective of this paper is to analyze issues from O Jornal Baptista periodical in order to understand its educational dimension, considering the many ways it portrayed social, moral, and religious reality in Brazil, as well as the depiction of the Baptist Protestant religious community, which allowed the development of that religious group identity in the country. Those are the main analytical parameters of this research. The approach on O Jornal Baptista, upon which this study is based, considers some features that can be perceived on the covered editions: its considerable influence to classify, name, define, and build the identity of a group or an individual through representations. In order to understand how those documents are examined in this particular analysis, it is important to interpret education as not being restricted to the school environment. In that sense, we can apprehend the pedagogical dimension of those practices, which aim to communicate, persuade, and establish new behaviors. To that end, Protestants particularly the Baptist community wished to make their discourse understood, accepted, and experienced through O Jornal Baptista. Therefore, it is considered the object of study and a privileged source of information on this article |
Palavras-chave: | Protestantism Education Jornal Baptista Educação Jornais brasileiros Protestantismo |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::HISTORIA DA EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10694 |
Data de defesa: | 10-Mar-2016 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
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