Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10695
Tipo do documento: Dissertação
Título: PEI egressos da UERJ no facebook: uma busca pelas falas a respeito dos saberes e prática no berçário carioca
Autor: Zadminas, Mariana Rodrigues 
Primeiro orientador: Vasconcellos, Vera Maria Ramos de
Primeiro membro da banca: Santos, Edméa Oliveira dos
Segundo membro da banca: Duarte, Rosália Maria
Resumo: Esta pesquisa analisa quais são os saberes e as práticas que os Professores de Educação Infantil, egressos do curso de Pedagogia da Universidade do Rio de Janeiro, trouxeram de conhecimento construído na graduação, para realizar o trabalho cotidiano com bebês. Para tal dois caminhos de investigação foram percorridos. O primeiro diz respeito a análise documental sobre o curso de pedagogia da UERJ, suas disciplinas e ementas, a partir de três Deliberações Curriculares (22/1991, 012/2006, 044/2011). Categorias de análise e estratégias de organização dos conteúdos documentais foram construídas. O recorte temporal escolhido foi 2003 e 2011, pela importância histórica frente às questões da educação infantil pública na cidade do Rio de Janeiro. Em 2003 foi iniciado o processo de transferência das creches da Secretaria Municipal de Desenvolvimento para a Secretária Municipal de Educação, em decorrência de uma série de fatores políticos nacionais e locais que influenciaram tal passagem . O segundo momento da pesquisa escolheu o facebook, rede social, mais utilizadas pelas PEI, como ambiente virtual de aprendizagem e possível método investigativo. Foram analisadas narrativas consistentes às práticas de PEI que atuam nos berçários municipais da cidade, em temáticas propostas por alguns posts, de cinco grupos, privilegiando aquelas produzidas pelas PEI/berçaristas. Foi utilizado o software Gephi 0.9.0 e Netvizz nas analises e registro das relações estabelecidas entre os membros de um sexto grupo, composto por egressos da UERJ. Para um aprofundamento da analise das narrativas utilizamos o software ATLAS.TI que possibilitou contextualizar a palavra berçário em todo o material recolhido dos seis grupos estudados. Os resultados apontaram que o curso de Pedagogia da UERJ possui lacunas no que tange às disciplinas que subsidiam a prática com bebês, a relação AEI e PEI x Cuidar e Educar e a dificuldade de atuação do PEI no berçário, facebook como ambiente de investigação e facilitador de uma formação continuada e cooperativa entre as PEI
Abstract: This research analyzes what are the knowledge and practices as What OS Childhood Education Teachers, School of Education graduates at the University of Rio de Janeiro, brought knowledge built on Graduation, paragraph Conduct Working daily with babies. For this research Two Paths Were covered. The first is the documentary analysis Over the course of pedagogy of UERJ, ITS disciplines and menus, From Three Resolutions Curriculum (22/1991, 012/2006, 044/2011). CATEGORIES Analysis and Organization Strategies of documentary CONTENT Were built. The time frame chosen was 2003 and 2011 For the importance Historical forward the issues of public Early Childhood Education in the City of Rio de Janeiro. In 2003 it was started the process of transfer of the nurseries of the Municipal Development paragraph the Municipal Department of Education, due to a number of factors Political and National LOCAL que influenced such "Passage". The second time Search selected facebook, social network most used by PEI, as Virtual Learning Environment and Possible investigative method. Were analyzed Narratives Consistent At PEI Practices That act In Municipal nurseries City, Issue Proposals BY Some stations, five groups, favoring those produced by PEI / nursery workers. Used the software was Gephi 0.9.0 and Netvizz IN ANALYSES and registration of established relationships between members of hum sixth group, composed of graduates of UERJ. For hum Deepening Denmark analyze, Narratives of the software used Atlas.ti que possible contextualize the Word Nursery in All collected material Six groups. The results showed that the course of UERJ Pedagogy has gaps not que terms At disciplines que subsidize Practice with Bebes an AEI interface and PEI x Caring for and Educating and the difficulty of Practice to PEI not Nursery, facebook As research environment and facilitator a cooperative training between continuing and as PEI
Palavras-chave: Early Childhood Education teacher
Nursery
Social networks
Training in Education
Professora de Educação Infantil
Berçário
Formação em Pedagogia
UERJ
Educação - Efeito das inovações tecnológicas
Redes Sociais
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10695
Data de defesa: 1-Abr-2016
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Dissert_Mariana Rodrigues Zadminas.pdf2,55 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.